Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Mira Cidadão

Governo lança plataforma para cidadão “fiscalizar” gestão e Taques diz que ferramenta vai evitar novos atrasos

01 Dez 2017 - 17:41

Da Reportagem Local - Carlos Dorileo / Da Redação - Érika Oliveira

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Governo lança plataforma para cidadão “fiscalizar” gestão e Taques diz que ferramenta vai evitar novos atrasos
Com a finalidade de captar em tempo real as informações do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan) do Estado, o Governo lançou na tarde desta sexta-feira (01) o “Mira Cidadão”, que irá possibilitar o acompanhamento e a fiscalização das despesas públicas do Poder Executivo. Durante a solenidade, o governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que a ferramenta deverá evitar novos atrasos como os da Saúde e do salário dos servidores.


Leia mais:
Taques repassa R$ 105 milhões para Poderes pagarem folha salarial de novembro

“Por que o Mira Cidadão? Porque hoje o nosso Governo não teve condições de pagar os servidores públicos, porque hoje o nosso Governo tem quase R$ 300 milhões atrasados na Saúde, porque hoje nós estamos gastando mais do que a Lei de Responsabilidade Fiscal determina. Por que o Mira Cidadão? Para que isso não volte a acontecer”, disse, durante o seu discurso.

Em formato de busca semelhante ao do Google o “Mira Cidadão” permite análises comparativas automáticas não só por ano, mas também por mês, ação estratégica, fornecedores, fonte pagadora e recebedora de recursos. A ferramenta é atualizada diariamente para que todo cidadão possa fiscalizar cada centavo investido no Estado.

Através da ferramenta, qualquer cidadão pode acompanhar quanto já foi pago por uma obra, quanto está sendo investido em Saúde, Educação, entre outras áreas e onde o dinheiro público está sendo aplicado.

Uma ferramenta semelhante já era utilizado internamente na Controladoria-Geral do Estado, mas há um ano e meio o Governo decidiu desenvolver uma versão que pudesse ser utilizada pelo cidadão. Para ter acesso ao “Mira Cidadão” clique AQUI.

“Ela [a ferramenta] traz informações de maneira amigável do caminho do dinheiro público. Nós estamos vivendo um momento de dificuldade econômica não só do Estado, no Brasil todo. Mas a gente não pode dialogar com o cidadão apenas através das nossas falas, a gente precisa passar informações fidedignas, para mostrar que o dinheiro entra e que nós temos compromisso com os aposentados, com os Poderes e com os fornecedores”, assinalou o controlador-geral do Estado Ciro Rodolpho Gonçalves.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet