Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

FRENTE DE ESQUERDA (?)

PT vai debater futuro em encontro no dia 17; prioridade é manter bancadas na AL e Câmara dos Deputados

Foto: Rogério Florentino Pereira / Olhar Direto

Allan Kardec entende que maior período de desgaste do PT foi 2016 e que 2018 será bem melhor

Allan Kardec entende que maior período de desgaste do PT foi 2016 e que 2018 será bem melhor

A manutenção ou ampliação das bancadas na Assembleia Legislativa  e Câmara dos Deputados estão entre as prioridades do Partido dos Trabalhadores, nas eleições de 2018, em Mato Grosso. E o tema será discutido no próximo dia 17, em encontro regional, quando os deputados estaduais Valdir Barranco e Allan Kardec, e federal Ságuas Moraes farão um balanço dos mandatos de cada um, em 2017.

 
Ságuas Moraes deve fazer a comunicação aos dirigentes petistas de que não vai mais ser candidato à reeleição para deputado federal nem a outro cargo, em 2018, encerrando mais de duas décadas de vida pública. Ele vai retornar para o exercício da medicina.
 
Leia Mais:
- Allan Kardec diz que desgaste no PT é passado e descarta deixar o partido

- Mesmo cobrado pelo PT, Ságuas revela vontade de deixar a vida pública voltar ao exercício da medicina
 
Concluindo o segundo mandato na Câmara, Ságuas foi três vezes prefeito de Juína, duas vezes deputado estadual, duas vezes deputado federal e duas vezes secretário de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc).  
 
“Ságuas não é mais candidato a deputado. Quem vai disputar essa vaga  para a Camara dos Deputados, para o PT tentar manter a vaga. Acredito que atualmente o ex-vereador Lúdio Cabral seria o nome mais viável”, observou o deputado estadual Allan Kardec.
 
“O Doutor Lúdio vem de duas disputas  majoritárias, onde chegou ao segundo turno para a Prefeitura de Cuiabá e uma de goverandor de Mato Grosso. Essa deve ser a grande discussão interna do PT, no dia 17”, projetou o parlamentar petista.
 
Os dirigentes consideram viável manter as duas cadeiras na Assembleia Legislativa ou até mesmo ampliá-las. Já para a Câmara Federal faltam nomes e, se mantiver a única vaga existente, o entendimento da maioria é de que estará de bom tamanho.
 
E o nome de Lúdio asseguraria lastro para a montagem de uma chapa majoritária de esquerda. “Queremos saber se ele vem apra disputa e qual disputa seria essa. Vamos fazer um balanço do ano, na Assembleia, e do mandato do próprio Ságuas”, avaliou.
  
Allan Kardec considerou viável discutir uma chapa com legendas do espectro de esquerda, para enfrentar a batalha das urnas, em Mato Grosso “O PCdoB tem candidatura nacional [Manuela D’Ávila] e, também, a professora Maria Lúcia Cavalli Neder disposta a disputar uma vaga no Senado da República por Mato Grosso. E não se disputa vaga ao Senado sem uma chapa”, citou o deputado pestista.
 
“Vamos discutir com os partidos mais à esquerda, a conjunção das forças democráticas, para quem sabe construir uma candidatura [ao governo de Mato Grosso]. No dia 17 vai ser uma grande data para se fazer as avaliações”, justificou.
 
O desgaste do atual governo serviria de combustível para fortalecer uma chapa de oposição, segundo Kardec.


 
Menor desgaste
 
Kardec crê que o PT já supertou o principal período de desgaste, desde a deflagração da Operação Lava Jato e impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Ele entende que o pior perído foi em 2016 e cita como exemplo a falta de candidatos, na chapa de vereador em Cuiabá.
 
 “O maior desgate do PT foi nas eleições de 2016. Para a Câmara de Cuiabá, foram apenas 14 candidos a vereador pelo PT. O quociente eleitoral foi 11,5 mil votos, conseguimos10,8 mil. Faltaram menos de 800 votos para a getne fazer um vereador”, exemplificou.
 
Desgaste do PT: ao menos mantém duas cadeiras na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, porque “O conjunto dos trabalhadores sofreu muito. Está com atraso salarial e veio a PEC [do Teto de Gastos] congelando até atividades finalísticas. Os servidores sofreram muito com os governos estadual e federal. Eu tenho certeza que nenhum trabalhador do Brasil está contente com o governo Michel Temer. Se não estavam contente com a Dilma, está pior agora”, complementou Kardec.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet