Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

DADOS

Homicídios tem redução de 30% em Cuiabá e 48% em Várzea Grande

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Homicídios tem redução de 30% em Cuiabá e 48% em Várzea Grande
Trabalhos de atuação e repressão em pontos de drogas e locais de risco vêm refletindo na redução dos homicídios em Cuiabá e Várzea Grande em 2017 se comparando aos anos anteriores. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) de janeiro a novembro deste ano, na capital, ocorreram 130 mortes, enquanto no mesmo período de 2016 foram 185. Os números representam a diminuição de 29,72%. Em relação a 2015, quando foram constatados 217 casos, a queda em 2016 havia sido de 14,74%.


Leia Mais: 
 Mato Grosso é o terceiro em ranking de homicídios contra a mulher no Brasil, aponta levantamento

 
Durante o mesmo período em Várzea Grande, este tipo de crime reduziu 48,67%, quando foram registrados 58 casos, em comparação com o ano anterior, que contabilizou 113. Já em 2015, foram 138 casos, 18,11% a mais com relação a 2016.
Em Cuiabá, os meses com mais ocorrências de homicídio em 2017 foram outubro (17), março (16) e maio (14). No caso de Várzea Grande, os meses de agosto e fevereiro apresentaram o maior número de casos, nove cada, e em maio foram oito.

A parceria e ações integradas entre as policias civis e militares tem sido um dos responsáveis pelos resultados. De acordo com o comandante do 2° Comando Regional de Várzea Grande, coronel Alessandro Ferreira da Silva, os 4º e 5º Batalhões foram direcionados com base nas informações resultantes do trabalho de inteligência. “Nós intensificamos o policiamento ostensivo e a retirada de armas em circulação, e atuamos de forma integrada com a guarda municipal. Os planos de ação são elaborados semanalmente, que resultam em operações constantes, porque a criminalidade altera o modus operandi e os locais, e nos adequamos a isso para aperfeiçoar o combate à criminalidade”.

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) tem expectativa de uma redução ainda maior no próximo ano, já que teve um incremento de outros três servidores há cerca de três meses.  “Por quase seis anos, esse trabalho contava com apenas um servidor, mas agora o apoio à equipe que vai a campo será intensificado com o fortalecimento do setor”, avalia o delegado titular da DHPP, André Renato Gonçalves.

Neste ano, um aumento  no número de inqueritos resolvidos contribuem para as estátisticas, além de várias operação deflagradas ao longo do ano. 

No período de 120 dias, foram relatados ao Poder Judiciário 171 inquéritos policiais, inseridos na meta 2, iniciada em 14 de agosto e finalizada na segunda-feira (11.12).  A primeira meta (06 de março a 02 de julho) concluiu 206 inquéritos referentes a homicídios, em Cuiabá e Várzea Grande. O esforço concentrado das equipes da DHPP mantém a média de 70% de esclarecimento dos homicídios. São 243 casos solucionados, com os autores devidamente qualificados nos inquéritos policiais. “A gente tem trabalhado muito para isso, e acreditamos que os números tendem a cair ainda mais no próximo ano”, acrescenta André Renato.
 
Denúncia pelo WhatsApp

Uma ferramenta usada pela DHPP é o aplicativo de mensagens Whatsap que recebe denúncias de assassinatos na Grande O serviço está disponível pelo número (65) 9971-7976. O objetivo é que as informações repassadas pela população auxiliem as investigações. O número do denunciante é mantido em sigilo. É possível enviar denúncias com textos e fotos. O cidadão pode denunciar ainda por meio da Delegacia Virtual ou pelo telefone 197.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet