Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

​só em 2018

Após pesquisa Ibope, Taques se recusa a falar de eleição e garante que relação com Mendes é “tranquila”

15 Dez 2017 - 10:38

Da Reportagem Local - Erika Oliveira/ Da Redação - Lucas Bólico

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Após pesquisa Ibope, Taques se recusa a falar de eleição e garante que relação com Mendes é “tranquila”
O governador Pedro Taques (PSDB) não quis comentar a última pesquisa Ibope de intenção de votos, encomendada e divulgada pelo jornal Diário de Cuiabá, segundo a qual o tucano lidera todos os cenários, exceto em eventual disputa contra o ministro da Agricultura, Blairo Maggi (PP), que já negou ser candidato ao Palácio Paiaguás em 2018.


Leia também:
Ibope aponta Taques na frente de Mendes e Jayme, mas atrás de Blairo; veja números
Mendes decide candidatura somente em abril, mas admite possível futura aliança em “fase de construção”
 
“Pesquisa é interessante, mas eu não estou pensando em eleição, eu estou pensando nas próximas gerações de mato-grossenses, por isso nós estamos fazendo ações estruturais, estruturantes. Eleição só depois da semana santa, nas convenções. Nós precisamos trabalhar mais e falar menos”, desconversou.
 
Em um dos cenários apresentados ao eleitor, Taques venceria o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes por 23% a 15% das intenções de voto (a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos). Nesta hipótese de disputa, Procurador Mauro soma 13% e Antônio Joaquim 4%. Brancos e Nulos 32% e não 12% responderam.
 
O nome de Mauro Mendes como possível candidato a sucessão estadual em 2018 começou a ganhar força nas últimas semanas, com a mudança de partido do PSB para o DEM e a crise do governo, que enfrenta dificuldades para honrar salários e efetuar pagamentos da saúde.
 
Questionado sobre a possibilidade de enfrentar o aliado nas urnas, Taques voltou a desconversar. “[Relação] absolutamente tranqüila. Mauro é meu amigo de 2010”, respondeu. “Todo mundo que cumprir o artigo 14 [da Constituição] pode ser candidato”, completou.
 
“Nem li”
 
O governador afirmou que respeita a opinião do cidadão e que ele precisa ser ouvido, mas sustenta que não parou para olhar os números.“Eu confesso que eu nem li a pesquisa. Quem sabe na noite do dia 31 [de dezembro] para o dia 1º [de janeiro] eu dou uma lida”.
 
A pesquisa Ibope
 
Na modalidade estimulada, Taques soma 22% das intenções de voto contra 18% de Jayme Campos (DEM). Em terceiro, o procurador Mauro (Psol) totaliza 11% e o conselheiro afastado Antônio Joaquim apenas 4%. Brancos e Nulos são 32% e 13% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Taques perde a liderança na disputa quando enfrenta o ministro da Agricultura Blairo Maggi, que já descartou brigar pelo Palácio Paiaguás em 2018. Na estimulada, Maggi aparece com 18% de intenção de voto e Taques soma 11%, mesmo percentual de Jayme Campos. Mauro Mendes tem 10%, Wellington Fagundes (PR) 7%, procurador Mauro 4%, Lúdio Cabral (PT) 3% e Adilton Sachetti, Antônio Joaquim e Carlos Fávaro com apenas 1% cada. Brancos e Nulos 19% e não sabem ou não quiserem responder 13%. 

Quando enfrenta seu vice, Carlos Fávaro, Taques soma 26% das intenções de voto. Procurador Mauro, em segundo, tem 17%; Antônio Joaquim 5% e Fávaro 4%. Brancos e Nulos 35% e não souberam responder 13%. 

Outro cenário também apresentado pelo Ibope coloca Taques com 28% de preferência dos entrevistados, diante de 17% do procurador Mauro, 5% de Antônio Joaquim e 3% do deputado federal Adilton Sachetti. Brancos e Nulos 35% e não souberam ou não quiseram responder 12%. 

Segundo turno 
 
Nas simulações de segundo turno, Taques venceria Mendes com 33% a 28%. Brancos e Nulos 31% e 9% sem resposta. Contra Jayme Campos, Taques venceria com 30% contra 27%. Brancos e Nulos 35% e 9% não souberam responder. 

Taques venceria Fávaro com 40% a 11%. Brancos e Nulos alcançariam 38% e 11% não responderam. Em disputa com Antônio Joaquim, Taques somaria 39% a 15%. Brancos e Nulos 36% e 10% sem resposta. Contra o procurador Mauro, o governador se reelegeria com 34% a 23% do adversário. Brancos e Nulos chegam a 33%. Não souberam ou não quiseram responder 10%. 

Taques venceria Sachetti com 39% a 12%. Brancos e Nulos 39% e não quiseram responder 10%. Também derrotaria Wellington Fagundes, com 34% a 24%. Brancos e Nulos 32% e 9% não responderam.
 
A pesquisa Ibope ouviu 812 entrevistados em 30 cidades mato-grossenses entre os dias 2 a 8 de dezembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. 

Dos 812 entrevistados, 196 são da capital, 140 da região sudoeste, 154 norte e nordeste e 322 sudeste. 

A pesquisa foi realizada com eleitores que votaram nas últimas eleições (votantes) da área em estudo, com um modelo de amostragem de conglomerados em 3 estágios. No primeiro estágio os municípios são selecionados probabilisticamente através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando os eleitores que votaram nas últimas eleições (votantes) como base para tal seleção. 

No segundo estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários, com PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho) sistemático. A medida de tamanho é o número de votantes dos setores. 

Finalmente, no terceiro estágio é selecionado em cada conglomerado um número fixo de votantes. 

Foram entrevistados homens e mulheres em diversos grupos de idade entre 16 e 17 anos, 18 e 24, 25 e 34, 35 e 44, 45 e 54, 55 e 64, e 65 anos para cima.  A formação dos entrevistados varia entre até 4ª série do ensino fundamental, 5ª a 8ª série, ensino médio e superior. 

Foram utilizados como fontes de dados para elaboração da amostragem o Censo 2010, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PNAD-IBGE) de 2015 e dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 2016 e estudos internos. 
 
As informações são do jornal Diário de Cuiabá, responsevel por encomendar a pesquisa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet