Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Câmara

Vereadores definem que Silval e outros três serão os primeiros ouvidos na CPI do Paletó

Foto: Olhar Direto

Vereadores definem que Silval e outros três serão os primeiros ouvidos na CPI do Paletó
A segunda reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a suposta quebra de decoro do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) definiu os quatro primeiros a serem ouvidos em plenário no início do ano de 2018. São eles: o ex-governador Silval Barbosa, o seu ex-chefe de gabinete Silvio César Araújo, o ex-secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta e o servidor da Assembleia Legislativa Valdecir Cardoso.


Leia mais 
Prefeito, ex-governador e delegado da PF serão ouvidos na "CPI do Paletó"


A reunião aconteceu na sala da presidência da Câmara, no Palácio Paschoal Moreira Cabral na manhã desta sexta-feira (15). Após discussão, os vereadores que compõe a CPI, o presidente Marcelo Busiki (PSB), o relator Adevair Cabral (PSDB) e o membro Mário Nadaf (PV) chegaram ao consenso dos quatro primeiros nomes para prestar depoimentos.

A sugestão foi feita por Mário Nadaf e considerada tanto por Cabral, quanto por Bussiki. Ele afirmou que se o ex-governador não ser o primeiro, terá de ser o segundo a ser ouvido no plenário. No entanto a ordem e os dias das convocações não foram definidas.

Dos quatro nomes, o primeiro a ser ouvido deve ser o servidor da Assembleia Legislativa Valdecir Cardoso de Almeida, que segundo a delação premiada de Silvio César foi o responsável por instalar a câmera que filmou os vários parlamentares da gestão passada recebendo dinheiro de propina no Palácio Paiaguás.

A CPI investiga a suposta infração cometida por Pinheiro enquanto deputado estadual e um áudio de uma conversa entre Alan Zanata e Silvio César apreendido pela Polícia Federal no mês de setembro, que pode ser interpretado como uma tentativa de obstrução de justiça.

Na semana passada houve a definição de dez nomes, porém surgiu uma dúvida se o delegado da Polícia Federal Wilson Rodrigues e os agentes agentes Marcelo Pimenta, Ada de Oliveira e Alexandre Pérez  de Oliveira vão poder serem ouvidos, por as investigações estarem em sigilo. Todavia, a procuradoria da casa de leis irá fazer uma consulta sobre o caso.

Já o prefeito Emanuel Pinheiro não poderá ser convocado, conforme a Lei Orgânica do município. Mesmo assim, a comissão irá fazer um convite ao chefe do executivo, que já manifestou estar avaliando se irá prestar depoimento.  

Além do prefeito, os três proliciais federais, o servidor da Assembleia Legislativa e os quatro primeiros a serem ouvidos, o empresário Marco Polo Pinheiro, conhecido como “Popó”, também será convocado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet