Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Parada

Divergência em interpretação do regimento interno trava CPI

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Divergência em interpretação do regimento interno trava CPI
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB) segue em passos lentos. Em reunião na manhã desta sexta-feira (15), os três vereadores que compõe a CPI discutiram apenas o limite do poder do presidente Marcelo Bussiki (PSB), que é acusado pelos colegas de estar sendo autoritário.


Leia mais
Vereadores definem que Silval e outros três serão os primeiros ouvidos na CPI do Paletó


Desde a última reunião, Cabral e Nadaf estão reclamando da atitude do presidente Bussiki, que segundo eles está tomando todas as decisões sozinho. O tucano levou uma consulta assinada por quatro procuradores da casa de leis dizendo que o regimento interno da casa determina que a maioria decisões seja feita pela comissão de uma forma democrática. Ele também chegou a dizer o presidente está sendo incompetente e que levará o caso para o plenário na próxima sessão.

“A CPI não andou nenhum centímetro por incompetência da presidência. Minha consulta a procuradoria assinada por quatro procuradores diz que o regimento da casa determina as decisões à comissão. Na terça-feira vou fazer questão de ordem e submeter ao plenário”, disse.

O membro Mário Nadaf também apoiou a decisão de Cabral e cobrou para que as funções dos três vereadores sejam esclarecidas, antes de dar continuidade aos trabalhos. “Que tenhamos um roteiro total. Quais são as atribuições do presidente, quais são as atribuição do relator e do membro. Por que senão vamos paralisar em vários  momentos”, afirmou.

Já Marcelo Bussiki declarou que está tomando suas decisões de acordo com o regimento interno e que se ele não fazer isso estará infringindo a lei. Ele ainda citou o artigo 68 do regimento, que cita as funções do presidente na CPI.

“Tem uma divergência dos companheiros relacionados a um item do regimento interno, que no entendimento deles deveria passar pelo crivo da comissão e no meu não. Ordenar e dirigir os trabalhos da comissão compete ao presidente”, pontuou.

No fim da reunião os três vereadores decidiram que as quatro primeiras pessoas que vão ser convocadas para depor são o ex-governador Silval Barbosa, o seu ex-chefe de gabinete Silvio César Araujo, o ex-secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta e o servidor da Assembleia Legislativa Valdecir Cardoso. As datas e a ordem serão definidas em janeiro de 2018.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet