Olhar Direto

Terça-feira, 21 de agosto de 2018

Notícias / Educação

Prefeitura oferta 4,8 mil vagas em creches e matrículas já podem ser feitas

Da Redação - Fabiana Mendes

18 Dez 2017 - 15:44

Foto: Jorge Pinho

Prefeitura oferta 4,8 mil vagas em creches e matrículas já podem ser feitas
Com 4,8 mil vagas, começou nesta segunda-feira (18) o período de cadastramento para solicitação de vagas para novos alunos nas unidades educacionais de Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Cuiabá.  O prazo vai até a próxima quinta-feira (21) e o cadastramento e solicitações de matriculas através do Portal Matricula Web, disponível na página da Prefeitura Municipal.

Leia Mais: 
Período de matrículas para creches começa dia 18 de dezembro; entenda regras

Nos dias 18 e 19, as matrículas serão abertas para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Norte e Leste e nos dias 20 e 21, para as unidades educacionais localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

De acordo com a determinação do Prefeito Emanuel Pinheiro, a prioridade é atender as crianças em vulnerabilidade social, com necessidades especiais, aquelas beneficiárias do Programa Bolsa Família do governo federal e, caso haja empate, o desempate  será a proximidade da residência da criança.

Outra questão a que os pais ou responsáveis devem estar atentos é em relação à idade das crianças. Para aquelas de zero a 3 anos e 11 meses a solicitação de matricula deve ser feita para as creches. As de zero a 5 anos e 11 meses para os  Centros Municipais de Educação Infantil.

De acordo com a assessoria, pais ou responsáveis pelas crianças deverão acessar o Portal Matricula Web, disponível na página da Prefeitura Municipal de Cuiabá, e após preencher o cadastro, solicitar a  matricula. Um detalhe, os pais ou responsáveis que fizeram cadastro em 2017, para o ano letivo de 2018 deverão renovar esse cadastro e solicitar a matricula.

A Portaria 620/2017/GS/SME e a Instrução Normativa 001/2017, trazem várias informações e também os critérios.

Para as escolas do Campo, as EMEBC e as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), as matriculas para novos alunos serão realizadas no período de 03 a 09/01. No caso das Unidades do Campo as matrículas não serão realizadas via Web  em razão das dificuldades de internet.  Então, será matrícula presencial.

Para efetuar o cadastro, os pais ou responsáveis devem ter em mãos algumas informações importantes como o seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF); endereço residencial (atualizado) e Certidão de Nascimento da criança.

Caso os pais ou responsáveis pela criança sejam beneficiários do Bolsa Família é necessário identificação do Número de Identificação Social (NIS) constante no cartão do programa federal.

Para auxiliar os pais ou responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Assistencial Social, manterá servidores nos CRAS, durante o período de matricula.

Na Regional Norte, o CRAS onde os pais ou responsáveis podem procurar ajuda é o do CPA e no bairro Três Barras, na Unidade Básica de Saúde Três Barras, localizada na Rua 29, s/n, telefone 3649 2913.

Caso haja dúvida em relação ao cadastro e solicitação de matrícula a SME disponibilizou o número 0800 646 2003 ou 3641 6571.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Sitevip Internet