Olhar Direto

Terça-feira, 20 de novembro de 2018

Notícias / Cidades

Cerca de 65% dos eleitores ainda não fizeram cadastro biométrico; prazo termina em fevereiro

Da Redação - Fabiana Mendes

12 Jan 2018 - 08:25

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto/Ilustração

Cerca de 65% dos eleitores ainda não fizeram cadastro biométrico; prazo termina em fevereiro
Faltando menos de um mês para o fim de revisão e coletas de dados, 65% dos eleitores de Cuiabá ainda não compareceram a um posto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para fazer o cadastro da biometria. A resolução Nº1985/2017 instituiu que o prazo final em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop terminassem em dois de fevereiro deste ano.

Leia Mais: 
TRE inaugura novo posto para cadastro de biometria no Shopping 3 Américas
 
Segundo o TRE, a resolução continua em vigor sem nenhuma alteração. Mas é provável que seja prorrogado quando o Pleno do Tribunal voltar as suas atividades na próxima semana.  
 
O cadastro biométrico dos eleitores de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop acontece desde 2015, de forma ordinária. Ele passou a ser obrigatório apenas partir de fevereiro de 2017. Segundo o TRE, até setembro de 2017 apenas 20% dos eleitores de Cuiabá haviam comparecido. A procura acabou se intensificando apenas nos últimos meses do ano, quando os eram atendidas uma média de 1,2 mil eleitores.
 
Com a aproximação do fim do prazo para o cadastro biométrico, a demanda aumentou significativamente. No último dia 9 de janeiro, longas filas de formaram ao lado do Shopping Goiabeiras, onde funciona um ponto de atendimento. Desde as 8 horas da manhã, ao menos 300 eleitores já estavam na fila que dobrava a esquina. O atendimento iniciava apenas às 10h.
 
Devido à demanda, nesta sexta-feira (12), um novo posto de atendimento começa a atender no Shopping 3 Américas. O novo posto vai contar com oito guichês, com atendimento das 10h às 19h. Os eleitores deverão aguardar para pegar uma senha. O limite é definido de acordo com a capacidade diária de atendimento.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • José.
    12 Jan 2018 às 20:20

    SE VOCÊ DISSER QUE O CUIABANO O MATOGROSSENSE OU O BRASILEIRO DEIXA PRA ÚLTIMA HORA É UM MITO, DIGO, MENTIRA. O POVO DO PLANETA INTEIRO É ASSIM. A DIFERENÇA É QUE NOUTROS PAÍSES OS GOVERNANTES SÃO MAIS PLANEJADOS ESTRATÉGICOS COMUNICATIVOS E INTELIGENTES. PARABÉNS A QUEM FEZ COM TRANQUILIDADE POR AGENDAMENTO MAS NÃO POSSO CRITICAR QUE RESOLVEU PROCURAR SE RECADADTRAR HOJE. O TRE/MT JÁ DEVERIA ACOMPANHAR TODA A DEMANDA E TER ATUALMENTE UNS 10 LOCAIS ONDE PODESSEM RECADASTRAR NO MÍNIMO 5000 POR DIA.

  • Alencar
    12 Jan 2018 às 10:21

    Podem cancelar meu título, é um favor que me fazem, nesse país que pobre só leva ferro. Políticos cada vez mais ricos.

  • Zeca do Tijucal
    12 Jan 2018 às 10:10

    Se o limite diário de cadastramento for de 200 pessoas por dia, vai ser impossível de cadastrar todo mundo!! Deveria ter postos de atendimento nos três shopping, no ginásio Aecin Tocantins, no ginásio Verdinho, no ginásio Dom Aquino, na UFMT, na UNIC, e no colégio Liceu Cuiabano!!

  • Zeca do Tijucal
    12 Jan 2018 às 10:04

    Não seria mais fácil fazer esse cadastro biométrico do dia da eleição?? Sem tumulto, sem pressa, sem briga....Pra que complicar as coisas, pessoal!!!

  • NASCIMENTO
    12 Jan 2018 às 10:02

    Após dois anos sem fila e sem preocupação, agora estão culpando o TRE, eu fiz meu agendamento e em menos de 15 minuto estava devidamente liberado.

Sitevip Internet