Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Saúde abre 2.250 mais vagas para tratamento odontológico em Cuiabá

A Secretaria de Saúde de Cuiabá está oferecendo mais 2.250 vagas para tratamento odontológico na rede SUS em 2009. São 1.740 para adultos e 510 para crianças. O agendamento está sendo feito nos PSFs, escolas, centros comunitários e associações de moradores e o aviso é feito por meio de carro de som nas comunidades.


O atendimento a esses pacientes é feito em 10 clínicas odontolológicas instaladas nas quatro regiões da Capital e que juntas contabilizam 250 dentistas. Silvia Lídia Albuquerque de Siqueira, coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município, explica que o agendamento nos bairros obedece a uma ordem de inscrição. O atendimento é compatível com o número de profissionais que atendem nas clínicas. Cada clinica odontológica tem sua área de abrangência, por isso a demanda é grande. Ainda assim, todos, de acordo com a ordem de chamada, são atendidos. Cada profissional realiza uma média de 20 tratamentos concluídos por mês.

Somente no primeiro semestre de 2009 a Secretaria de Saúde de Cuiabá realizou 83.235 consultas odontológicas. Silvia Albuquerque informa que foram 72.400 atendimentos de clínica básica, 17.362 consultas de urgência, 11.680 serviços de endodontia (tratamento de canal), 1.932 de periodontia (tratamento de gengiva) e mais a colocação de 1.160 próteses e 4.936 exames de raios-X. Neste primeiro semestre foram mais de 10 mil tratamentos concluídos.

A área de clinica geral abrange desde os procedimentos mais simples como restauração, limpeza com flúor, até os mais especializados como serviços de endodontia (tratamento de canal) e periodontia (tratamento de gengiva), passando por cirurgias de média e alta complexidade.

Ainda é disponibilizado ao usuário, através das Policlínicas do Verdão, CPA-I e Coxipó, atendimento de urgência funcionando 24 horas por dia, inclusive aos sábados domingos e feriados. As três policlínicas atenderam de janeiro a junho um total de 14.766 pacientes em casos de urgência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet