Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

DESCONFIANÇA NO NINHO

Taques diz ter orgulho de ser do PSDB, mas Executiva organiza encontro com Leitão para ‘selar a paz’

Foto: Christiano Antonucci Santoro / GCom-MT

Pedro Taques observou que não há que selar paz, porque não é

Pedro Taques observou que não há que selar paz, porque não é

A Executiva do PSDB prepara uma reunião do governador José Pedro Taques com o deputado federal Nilson Leitão para que sejam aparadas quaisquer arestas. O próprio governador assegurou ter “orgulho de ser do PSDB” e confirmou o econtro que deve ocorrer nesta semana, porém, não quis projetar data e avisou que o tema vem sendo tratado pela Executiva Regional, majoritariamente controlada por Leitão.

 
O relacionamento de Taques com Leitão está ‘desandado’ desde o segundo semestre de 2017, embora publicamente as rusgas teham sido minoradas  e até tratadas como irrelevantes. “Não há que selar paz, porque eu não sou inimigo do Nilson Leitão. E o Nilson não é meu inimigo”, observou ele, após participar da inauguração do novo sistema de água de Chapada dos Guimarães.
 
Leia mais:
- Com investimento de R$ 17 mi, novo sistema de abastecimento de água é inaugurado em Chapada dos Guimarães

- Permanência de Pedro Taques no PSDB amplia leque de alianças e reduz perspectiva de Leitão na chapa majoritária

- Nilson Leitão nega briga com Pedro Taques e não crê em saída do PSDB, mas cita divergência

Entretanto, o chefe do Poder Executivo confirmou que que irá ao encontro que a Executiva do PSDB está marcando e considera normal a diferença de opiniões internas, no ninho tucano. “Partido é assim mesmo. Cada um tem uma posição, o que é salutar dentro da democracia”, argumentou ele.
 
A questão é tão importane que é acompanhada de perto pelo presidenciável e presidente da Executiva Nacional, governador Geraldo Alckmin (SP), e pelo vice-persidente, governador Marconi Perillo (GO). “Tenho orgulho de ser do PSDB. Orgulho de ser apoiado por prefeitos com credibilidade, como a prefeita Thelma [de Oliveira, de Chapada]. Mas eleição eu só trato depois de comer canjica. E ainda não comi ainda”, complementou Taques.
 
O presidente regional do PSDB, ex-vereador Paulo Borges Júnior, negou que exista desavenças entre Taques e Leitão. Mas confirmou que brevemente deve ocorrer uma reunião, no partido, para dialogar sobre o fato. “Todos os partidos conversam internamente, o que não significa crise. E o PSDB não é diferente: sempre valorizamos o diálogo”, resumiu Paulo Borges.
 
O recrudescimento na relação entre Taques e Leitão se tornou público diante do desejo do deputado federal de disputar uma cadeira no Senado. Já  existia um certo desgaste, por causa da cobrança de Nilson de regularização das dívidas da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com o Hospital Santo Antônio, de Sinop.
 
O governador foi contrário ao projeto de Leitão fazer parte da chapa majoritáira, por entender que haveria prejuízo à sua  política de alianças em torno de seu projeto a reeleição. É do domínio público que Taques deseja que o ministro da Agricultura e Pecuária, senador Blairo Maggi (PP), dispute o Senado na sua coligação.
   
Melhor articulado dentro do PSDB, Nilson Leitão foi estimulado nos últimos tempos até por oposicionistas, para colocar seu nome na disputa interna ao Governo do Estado.  Neste caso, disputaria as prévias internas contra o governador Pedro Taques. E é isso que a Executiva do PSDB vai discutir com Leitão e Taques, nos próxmios dias.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet