Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

VEJA O LINK

Divulgado gabarito de concurso da Educação de Cuiabá e prefeitura cobra apuração de suposta fraude

Foto: Reprodução

Divulgado gabarito de concurso da Educação de Cuiabá e prefeitura cobra apuração de suposta fraude
Após a denúncia de alguns candidatos que participaram do processo seletivo da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá neste domingo (21), alegando fraude, a Prefeitura de Cuiabá se manifestou por meio de uma nota dizendo que o caso foi isolado e não compromete a credibilidade do processo, mas que cobrou que seja feita apuração. A empresa já disponibilizou o gabarito.


Leia mais:
Candidatos do concurso da Prefeitura de Cuiabá denunciam fraude em envelopes
 
De acordo com a nota o suposto caso de fraude ocorrido na aplicação da prova em uma sala na Universidade de Cuiabá (Unic) foi um fato isolado e que todos os candidatos que estavam no local, inclusive a denunciante, acabaram fazendo a prova.

A prefeitura também disse que cobrou do Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon), empresa responsável pelo processo seletivo, que sejam feitas apurações sobre o caso.

Na nota também é dito que as Secretarias de Educação e Gestão são responsáveis somente pela parte administrativa do processo, como a construção do edital, e que todo o restante é de encargo da Selecon, mas que o caso foi pontual e não prejudica a credibilidade do processo, nem da empresa Selecon.

O gabarito da prova já está disponível pelo site da Selecon e os candidatos têm apenas esta segunda-feira (22) para entrar com recursos.

O percentual de faltosos foi de 19%. Dos 12.053 inscritos, 2.308 não compareceram. O resultado das provas está previsto para o dia 27 de janeiro e o resultado final do concurso para 6 de fevereiro. A seleção oferece 4.702 vagas em diversas funções.

Leia a nota da prefeitura na íntegra:

Sobre o processo seletivo simplificado de contratação da Educação, realizado neste domingo (21), a Prefeitura de Cuiabá pontua que:
 
1- Mediante relatório final, consideramos o processo satisfatório, com aplicação das provas ocorrendo normalmente, em um alcance de 12 mil inscritos, onde 10 mil candidatos fizeram as provas; percentual de 19% de faltantes.
 
2- Salientamos também que é o primeiro ano que o processo seletivo de contratação da Educação do Município é realizado por meio de aplicação de provas – anulando o formato dos anos anteriores, onde as contrações eram realizadas direto nas unidades educacionais. Isso, além de quebrar paradigmas, vem confirmar ainda mais sua isonomia diante de um sistema democrático de acesso de qualidade as 4.702 vagas disponíveis nos níveis médio e superior do processo, possibilitando oferecer os melhores profissionais para atender a população na rede de ensino municipal.
 
3- Diante deste novo formato, a Prefeitura de Cuiabá trouxe um instituto de competência nacional, com capacidade técnica para aplicação de processo seletivo, atuando em vários estados na aplicação de seleção de pessoal para o serviço público, o Instituto Nacional de Seleções e Concursos – Selecon.
 
4- O fato isolado ocorrido na Unic, ficou restrito a uma única sala de aula, onde o Selecon prontamente adotou as providências necessárias para a aferição da segurança, sendo assegurada a lisura do pacote de provas pelos demais candidatos que estavam na mesma sala que a candidata, sendo a prova realizada por todos os presentes em sala, inclusive pela própria candidata que levantou o questionamento. A Prefeitura de Cuiabá realizou reunião com o Selecon em 22/01 para solicitar a apuração do fato ocorrido
 
5- Assim, em um total de 12 mil inscritos, avaliamos que foi apresentado um percentual mínimo, e sendo um caso pontual, o ocorrido não vem desabonar a credibilidade do processo, nem tão pouco da empresa Selecon, não havendo motivos para uma possível anulação deste, que atenderá o início do ano seletivo de 52.000 crianças.
 
6- Neste processo, o município, por meio das Secretarias de Educação e Gestão, responsável somente pela parte administrativa do processo, como a construção do edital. A elaboração de provas, aplicação e correção, inclusive a análise dos recursos, bem como a logística e fiscalização do certame cabe integralmente ao Selecon, que proveu toda a estrutura e pessoal para realizar as provas no dia 21/01.
 
7-Diante disso, reiteramos o resultado satisfatório e nos colocamos à disposição para quaisquer dúvidas e manifestações judiciais, se assim, os candidatos se sentirem prejudicados pelo fato ocorrido.
 
Prefeitura de Cuiabá
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet