Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

aguarda sanção

Criação da Universidade Federal em Rondonópolis é aprovada no Senado

Foto: Da assessoria

Criação da Universidade Federal em Rondonópolis é aprovada no Senado
O plenário do Senado Federal aprovou, na terça-feira, (27) o projeto de lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Agora aguarda-se a sanção presidencial, e a expectativa é que, no prazo regimental de 30 dias, Michel Temer assine sem vetos a criação da UFR. O objetivo é criar uma universidade que não seja dependente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outro campus no Estado.


Leia Mais: 
Técnicos da UFMT anunciam paralisação nesta quarta pela implantação da Jornada Contínua

A matéria tramitou em regime de urgência a pedido do senador Wellington Fagundes (PR-MT). Ele contou que a aprovação do PL 2/2018 está "sem dúvida alguma, entre as matérias legislativas mais importantes dos últimos tempos, sendo imensamente aguardada pela comunidade mato-grossense". Segundo ele, o fato de a bancada, os professores e o Comitê Pró-UFR terem acreditado "até o fim" e confiado no Parlamento permitirá que a sociedade organizada tenha um papel preponderante na ampliação do centro de ensino.
 
A pró-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Analy Polizel, afirmou que Mato Grosso é um celeiro agrícola nacional ainda em plena expansão e por isso há necessidade de profissionais de alta qualidade. "Isso vem ao encontro da criação da UFR, que trará mais profissionais especializados ao mercado, de acordo com as necessidades que já temos. A formação deles é essencial para o Estado ter sucesso", completou a gestora.
 
A luta pela emancipação do campus começou há 10 anos e envolve toda a sociedade local. Criada em 1976, a Federal de Rondonópolis conta com seis blocos de salas de aula e laboratórios (A, B e C), o prédio da biblioteca, o anfiteatro com acomodação para 250 pessoas; o prédio do Núcleo de Estudos e Atividades da Terceira Idade, o prédio do laboratório de Climatologia, o Centro Meteorológico e construções menores, que abrigam a Prefeitura do Campus, Almoxarifado, Centros Acadêmicos, dentre outros.
 
O centro conta ainda com 22 cursos de graduação para atender Rondonópolis e região: Pedagogia, História, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas, Letras (com Habilitação em Português e em Inglês), Administração, Ciências Contábeis,Economia, Biblioteconomia, Licenciatura em Informática, Zootecnia, Psicologia,Enfermagem, Medicina, Engenharia Mecânica, Engenharia Agrícola e Ambiental, Sistemas de Informação e Administração (modalidade EAD).
 
Além disso, a universidade possui atualmente três cursos de mestrado e um de doutorado e duas residências multiprofissionais em Saúde (Saúde da Família e Saúde do Adulto/Idoso). Ao todo, o campus conta com 300 professores e atende mais de 5 mil alunos.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet