Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Monitoramento da qualidade do ar realizado em Mato Grosso é destaque em reunião em São Paulo

O Governo Federal deve apresentar até o fim do ano o Plano Nacional de Ação para Qualidade do Ar para todo o país. Temas ligados a essa questão foram discutidos durante a primeira reunião para elaboração do Plano Nacional, realizada na quarta-feira (12), na cidade de São Paulo. A reunião, realizada no Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), começou às 10 horas da manhã e foi até às 17 horas. Representando Mato Grosso participaram a Superintendente de Monitoramento de Indicadores Ambientais (SMIA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Elaine Corsini e o gerente de Laboratório e Ensaios, Sérgio Batista Figueiredo.


“O objetivo da reunião foi discutir a problemática da poluição do ar causada pelas emissões de queimadas e o monitoramento da qualidade do ar, de maneira que os técnicos possam, por meio de experiências bem sucedidas, elaborar estratégias para a montagem de uma rede de monitoramento nacional”, explicou o gerente.

O Estado destacou-se na reunião por apresentar as estratégias que vem utilizando no monitoramento e combate às queimadas. De acordo com Sérgio Figueiredo, a intenção do governo federal é traçar um plano conjunto, com a participação de todos os estados, para a estruturação, operacionalização e capacitação de técnicos para executar o monitoramento da qualidade do ar. Para isso, é importante traçar o perfil de cada unidade federada e considerar estas diferenças, de forma a agir com um monitoramento diferenciado, voltado para as necessidades de cada estado.

A superintendente de Monitoramento e Indicadores Ambientais, Elaine Corsini, disse que o momento marcante da reunião foi a colocação da representante do Ministério de Saúde, que destacou a iniciativa do governo de Mato Grosso, onde a Sema e a Secretaria Estadual de Saúde (Ses) trabalham em parceria no monitoramento da qualidade do ar, esta iniciativa deve servir de modelo para os outros estados.

A Sema atualmente monitora a concentração de material particulado PTS, 2,5 µm e monóxido de carbono, com a utilização de amostradores e sondas (cidade de Cuiabá), e através da ferramenta CATT-BRAMS, disponibilizada pelo INPE (todo o estado). A Ses confecciona o boletim VIGIAR, que orienta as ações da vigilância em saúde ambiental no Estado e realiza ações de biomonitoramento.

Em breve serão realizadas novas reuniões para o aprimoramento e consolidação das estratégias do Plano, já que o Ministro de Meio Ambiente, Carlos Minc, planeja divulgar o Plano Nacional de Ação para Qualidade do Ar durante a Conferência Nacional de Saúde e Meio Ambiente, que vai ser realizada no mês de dezembro deste ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet