Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Reformulação do Sindec é tema de evento para Procons

A reformulação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é tema de reunião promovida pelo Ministério da Justiça, nesta terça e quarta-feira (17 e 18). A gerente de Atendimento do Procon Estadual, Priscila Garcia, representa o órgão no evento. Pelo Sindec é possível conhecer os setores, os assuntos e os problemas mais reclamados no órgão de defesa do consumidor.


Durante a reunião os representantes do Procon irão atualizar as listas de assuntos e problemas oferecidas pelo sistema. A nova versão do Sindec deverá estar pronta até o fim de 2009. Com a mudança, as alternativas de cadastramento das reclamações serão mais abrangentes, o que facilitará as ações de defesa do consumidor.

O Procon-MT é referência nacional na utilização do Sindec, já que todo o processo administrativo do órgão é realizado pelo sistema. “Desde o registro da reclamação do consumidor até a emissão de uma simples certidão do processo é feita pelo Sindec. Em nenhum momento utilizamos outra ferramenta para atender a demanda do consumidor”, explica Priscila.

RECICLAGEM

A gerente de Atendimento do Procon ofereceu, na última quinta-feira (13), reciclagem para os servidores do Procon Sergipe, a fim de reforçar os conceitos sobre Sindec e esclarecer dúvidas. No interior, o Procon-MT ofereceu este ano reciclagem sobre o tema para os Procons de Sinop, Rondonópolis, Alta Floresta, Sorriso e Campo Novo dos Parecis, que já atendem integrados ao sistema.

Os Procons usuários do Sindec publicam anualmente o Cadastro de Reclamações Fundamentadas. A lista é resultado dos processos abertos a partir de reclamações de consumidores e forma o ranking das empresas que mais lesam os direitos dos consumidores. O ranking é publicado no dia 11 de setembro, data do aniversário do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet