Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

período de chuvas

Concessionária alerta para ligação irregular na rede coletora de esgoto

Foto: Da assessoria

Concessionária alerta para ligação irregular na rede coletora de esgoto
Com o período de chuvas, e possíveis problemas causados pelo entupimento na rede coletora de esgoto, a concessionária Águas Cuiabá, faz uma alerta para a ligação irregular na rede de esgoto. O descuido pode afetar a saúde da comunidade e o meio ambiente, afinal, água de chuva não é esgoto.


Leia mais: 
Obras interrompem abastecimento de água em bairros de Cuiabá; veja quais
 
Entre os problemas que podem ser causados no período de chuva, estão o mau cheiro, refluxo do esgoto nas vias públicas e seu retorno para dentro das casas.
 
Segundo a assessoria de imprensa, fazer a ligação correta da água pluvial ao sistema apropriado significa obedecer à legislação e evitar problemas causados pelo entupimento da rede coletora de esgoto. 
 
Seguir a Resolução Normativa, que proíbe o despejo de água de chuva na rede de saneamento, evita a sobrecarga na rede coletora. A Resolução foi criada para prevenir que a rede de saneamento da capital, construída e preparada para atender às demandas de escoamento da região, fique com a estrutura comprometida e afete as estações de tratamento de esgoto (ETE). A norma ainda prevê punições às ligações irregulares.
 
As águas da chuva, coletadas pelos telhados e ralos dentro das residências, devem ser interligadas diretamente às sarjetas que seguem para a boca de lobo, que desemboca nos rios. A ligação correta, além de evitar transtornos nas vias públicas e até mesmo doenças, traz benefícios ao meio ambiente.
 
O que determina a Lei -  De acordo com a Resolução Normativa nº 05 de 26 de novembro de 2012, da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados, que regulamenta o abastecimento de água e o esgotamento sanitário em Cuiabá, é expressamente proibido o despejo das águas pluviais na rede de esgoto. Aqueles que não respeitam a legislação estão sujeitos à penalidade de multa.
  
Danos causados
- Rompimento da tubulação
- Extravasamento do esgoto nas ruas e nos imóveis
- Entupimento do esgoto sanitário
- Mau cheiro
- Danos ambientais
- Transmissão de doenças via água contaminada

Cuidados
- Faça a destinação correta dos resíduos sanitários
- Limpe as caixas de gordura e descarte o óleo de cozinha de forma adequada
- Evite jogar na rede restos de comida, bitucas de cigarro, absorventes, fio dental, preservativos, pedaços de pano ou papel.
 
Sobre a Águas Cuiabá - A Águas Cuiabá assumiu o serviço de água e esgoto da Capital em 2017, com a responsabilidade de atender uma população de 580 mil pessoas. Desde então, trabalhou e investiu para o aumento do tratamento da água entregue ao cliente. Em conjunto com os Poderes elaborou projetos para atender cada vez mais cidadãos com os nossos serviços. Em razão das características de nossas atividades, também mantemos profunda inserção na vida das comunidades, onde desenvolvemos ações e programas que ajudam a elevar a conscientização socioambiental, alcançando milhares de pessoas. A Águas Cuiabá faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.
 
Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, atendem a cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, "ig" que dizer água.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet