Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Tratamento de água

Na comemoração de 76 anos, obra de revitalização da ETA Central é entregue

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Na comemoração de 76 anos, obra de revitalização da ETA Central é entregue
A Estação de Tratamento de Água de Cuiabá (Eta Central) completa 76 anos de fundação nesta próxima quinta-feira (19) e vai ter a primeira etapa de seu projeto de revitalização concluída. A obra, que faz parte da recuperação das estruturas prediais da unidade, será entregue em evento que integra o calendário de comemorações dos 299 anos de Cuiabá, às 18h.


Leia mais:
Várzea Grande convoca 500 aprovados no concurso público; veja lista


Responsável pelo abastecimento de 48 bairros, a estação leva água tratada a cerca de 100 mil famílias e recebeu, nesta fase, investimento superior a R$ 600 mil.

No evento, a Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade, irá apresentar os trabalhos efetuados na ETA Central, dentre os quais a recuperação das vias de acesso aos tanques de tratamento de água, dos chafarizes – que ganham iluminação especial e das áreas de convivência da unidade, a exemplo dos jardins e quiosques.

As medidas incluíram, também, a reforma do auditório, que tem capacidade para receber cem pessoas. "O projeto de revitalização da ETA Central é mais amplo. A entrega desta semana é apenas a primeira etapa de serviços. Para o ano que vem, na comemoração dos 77 anos da ETA e dos 300 anos de Cuiabá, nosso objetivo é abrir as portas para visitas escolares, oportunizando aos alunos dos ensinos fundamental e médio complementarem o conhecimento adquirido em sala de aula", observa Luiz Fabbriani, diretor geral da Águas Cuiabá.

"Também vamos nos dedicar a estreitar laços entre a companhia e a comunidade acadêmica, reabrindo as portas da ETA Central para as faculdades, contribuindo com a formação de novos profissionais da área de saneamento", afirma.

Espaço voltado ao conhecimento, à história e à memória da cidade de Cuiabá, a ETA será aberta à visitação de escolas e faculdades, mediante agendamento. "O passo inicial em prol da preservação desta unidade, que é importantíssima para nossa Cuiabá, foi dado", disse.

Localizada nas ruas Presidente Marques e São Sebastião, bem no coração da cidade, a ETA Central é a estação mais antiga do município e mantém-se em pleno funcionamento desde a sua fundação. Composta pela ETA I (Engenheiro José Brunello Bombana) e II (General Austregésilo Homem de Mello), foi inaugurada em 19 de abril de 1942 tendo recebido, em 1970, reforço estrutural que permitiu a continuidade de suas operações.

Serviço

Data: 19 de abril
Hora: às 18h
Local: ETA Central (entrada pela Rua Pres. Marques)
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet