Olhar Direto

Segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Notícias / Cidades

Prefeitura de Chapada dos Guimarães proíbe uso de narguilés em locais públicos

Da Redação - Vitória Lopes

23 Abr 2018 - 17:35

Foto: Reprodução

Prefeitura de Chapada dos Guimarães proíbe uso de narguilés em locais públicos
A prefeita de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), Thelma de Oliveira (PSDB), sancionou lei que proíbe uso de narguilés em locais públicos do município, como praças, parques ou calçadas, no início deste mês. A Praça Dom Wunibaldo, no centro de Chapada, era conhecida como local frequente do uso recreativo de narguilés.

Leia mais:
Saúde recebe menos de 40% das doses e vacina contra influenza deve atrasar


A lei nº 1.761, de autoria do vereador Bozó (PMDB), foi aprovada no dia 2 de abril, e entrou em vigor assim que foi publicada. De acordo com a norma, o instrumento de origem oriental, utilizado para fumar essências ou tabaco, está proibido de ser usado nos locais públicos em todo o território do município.

Ainda segundo a publicação, quem flagrar usuários utilizando narguilés em locais de uso coletivo deverá denunciar para as autoridades. A medida entra em acordo com a lei antitabagismo (nº 12.546/2011), que visa proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo.

Outro trecho da publicação afirma que ficam responsáveis pela realização de campanhas de combate ao tabagismo a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal Anti Drogas, Conselho Tutelar e o Centro de Referências Especializadas de Assistência Social (CRAS).
 
 

26 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Pedro
    26 Abr 2018 às 10:28

    Nós concordamos, tem lugar certo para fumar. Ótimo post... conheçam: www.narguilei.com.br

  • Araújo 12 polegadas.
    25 Abr 2018 às 08:39

    Não sei o porquê de se assustarem com essa lei. É proibido fumar em locais públicos desde 1996, é uma lei federal. Seja cigarro, maconha, narguilé, cachimbo de crack... Enfim. É proibido pronto e acabou. Agora, ter que enfatizar a proibição do narguilé já mostra a dificuldade na compreensão de texto que nosso povo possui.

  • Loubato
    24 Abr 2018 às 14:56

    Parabéns! Vereador. Esse narguilé e muito usado por jovens e menores de idade! De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma hora de sessão de narguilé equivale a fumar cem cigarros comuns

  • ROMEU
    24 Abr 2018 às 14:15

    oba finalmente um grande projeto aprovado pela prefeita agora sim chapada vai pra frente

  • Iza gabriella
    24 Abr 2018 às 14:15

    Engraçado que Cigarro, Maconha pode né? Cigarro é uma das piores drogas a muito tempo e ninguem fala nada, narguile é algo que foi feito para fumar, isso é tradição assim como terere, chimarrao e outros... A cabeça quadrada de vocês deveriam ficar nos anos 90

  • Dona Jacira
    24 Abr 2018 às 13:34

    refazer meu comentário? tá de brincadeira né? eu no auge dos meus 66 anos ter que passar por isso. Que horror.

  • Dona Jacira
    24 Abr 2018 às 12:25

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

  • Sergio
    24 Abr 2018 às 12:24

    Total apoio, é uma bruta falta de respeito com o pulmão alheio.

  • Cristoval
    24 Abr 2018 às 12:00

    PARABÉNS! Só que precisa ser feito algo contra esses maconheiros que ficam fumando aí. A gente sai para passear com filhos, esposa, idosos e fica até constrangido próximo a esses folgados com esse podridão infernal.

  • Marcelo
    24 Abr 2018 às 11:10

    Isso aí! Quer se matar, faça isso sozinho e não arraste quem não tem na a ver com seu vício...

Sitevip Internet