Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Notícias / Ciência & Saúde

Mobilização da campanha de vacinação contra a Influenza acontece neste sábado

Da Redação - Fabiana Mendes

18 Mai 2018 - 14:14

Foto: Da assessoria

Mobilização da campanha de vacinação contra a Influenza acontece neste sábado
Será realizado neste sábado (19), o 'Dia D' da Campanha de Vacinação contra a gripe, em Cuiabá e Várzea Grande. Na capital, estarão funcionando 67 salas de vacina, incluindo três salas na área rural no Distrito da Guia, Rio dos Peixes – que reúne as comunidades do Coxipó do Ouro e Barreiro Branco e Aguaçu. Já em Várzea Grande, 19 unidades de saúde ficarão abertas para imunizar os grupos prioritários, de 08h às 17h.

Leia mais: 
Criança de dois anos morre com suspeita de influenza H1N1; em 16 dias, 4 pessoas

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem procurar as unidades mais próximas de suas casas, que são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS, (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Dados 
 
O número de óbitos sob suspeita de influenza subiu para 30, conforme informações da Secretaria do Estado e Saúde (Ses). Além disso, cinco mortes pela doença infecciosa foram confirmadas em Mato Grosso. A notificação total de casos suspeitos subiu de 102 para 275 nesse mesmo período, dos quais 61 foram confirmadas.

 Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda do trato respiratório, com elevada transmissibilidade, podendo ser contraída várias vezes ao longo da vida, podendo se manifestar de forma mais ou menos grave. Existem vários tipos e subtipos do vírus Influenza. 

Contudo, apenas os vírus A e B causam doença com impacto significativo na saúde humana. A influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do país. No Estado do Mato Grosso ocorre a circulação de vírus da Influenza Sazonal A H3 e B. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.