Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

esgoto na lagoa

Medida paliativa resolve mau cheiro no Parque das Águas, mas não "aguentará" período chuvoso

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Medida paliativa resolve mau cheiro no Parque das Águas, mas não
A Águas Cuiabá finalizou a construção da caixa de drenagem, no Parque das Águas, na capital mato-grossense. Com isto, o esgoto que antes era jogado diretamente na lagoa, agora tem um destino correto. Porém, o secretário de Serviços Urbanos, José Stopa, alerta que a solução é temporária e que o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Governo do Estado, tem de ser cumprido.


Leia mais:
Após TAC, Stopa afirma que fiscais não serão mais barrados em vistoria de esgoto em lagoa
 
“As caixas foram feitas e está funcionando bacana. O serviço foi finalizado no começo desta semana e as reclamações pararam. A ação da prefeitura resultou neste bom desfecho. Mas a ligação é provisória. Na época da chuva, não irá comportar, porque mistura esgoto com água pluvial e a rede não comporta. Vamos ter um período de calmaria e esperamos que o acordo seja cumprido”, comentou o secretário ao Olhar Direto.
 
As equipes da Águas Cuiabá e da prefeitura estão visitando as secretarias, para descobrir quais delas estão contribuindo com a poluição da lagoa: “Temos até o dia 16 de junho para finalizar e entregar o relatório para o Ministério Público (MP). É feito um teste com um produto, que é colocado na descarga. Se ele aparecer no esgoto, lá no parque, é porque o destino dado é incorreto”.
 
No TAC, ficou acertado que a Águas Cuiabá irá providenciar em 10 dias um ligamento provisório para levar o esgoto que caía na lagoa para uma estação de tratamento, isso por seis meses. Neste período o Governo do Estado deve providenciar o tratamento adequado do esgoto, correndo risco de pagar multa caso não o faça.
 
A ligação da Águas Cuiabá é provisória porque quando chegar o período de chuvas a estação não será capaz de comportar o volume. Neste período o Governo deve providenciar o tratamento e depois disso o despejo poderá ser feito novamente na lagoa, o que Stopa garantiu que é permitido.
 
O caso
 
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, concretou nesta segunda-feira (30), uma tubulação que leva esgoto até o Parque das Águas, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá. O secretário da pasta, José Roberto Stopa, divulgou vídeos em suas redes sociais, onde diz que a interrupção é uma “solução definitiva”.
 
Mesmo após cerca de um ano, desde que a Prefeitura de Cuiabá montou uma “força-tarefa” para impedir o derramamento de esgoto na Lagoa Paiaguás, que embeleza o Parque das Águas, nada teria mudado. “Algum prédio público, embora já notificado, insiste em despejar o seu esgoto, in natura no nosso maior cartão portal. Já denunciamos, tomamos todas as medidas possíveis”, afirmou.
 
A Prefeitura já havia pedido intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) em decorrência do esgoto despejado na lagoa. A medida foi necessária visto que, mesmo após o envio de notificações aos órgãos estaduais para que os mesmo se manifestassem sobre a regularização dos problemas detectados, a pasta não havia recebido nenhum projeto visando solucionar a demanda.
 
No ano passado, o excesso de dejetos sem tratamento reduziu drasticamente o nível de oxigênio na água da lagoa, resultando na morte de várias espécies de peixes e redução do pássaros que frequentavam as imediações.
 
A primeira leva de mortandade de pescado ocorreu em meados de 2016 e voltou acontecer em maio de 2017. Além da morte dos peixes, em determinados horários, o odor se torna insuportável, principalmente para quem está no Residencial Paiaguás e na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Mato Grosso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet