Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

AMEAÇAS

Casal gay registra ocorrência de homofobia e diz ter sido chamado de “aberração”

Foto: Ilustração

Casal gay registra ocorrência de homofobia e diz ter sido chamado de “aberração”
Duas vítimas, identificadas como R.S.B. e A.O.S., registraram no final da tarde da última segunda-feira (21), na 1ª Delegacia de Polícia da capital, uma ocorrência de ameaça e injúria mediante preconceito motivada por homofobia. Os dois dizem ter sido chamados de “aberrações” e “afronta à família”.


Leia mais:
Cuiabanos relembram sofrimento no Dia Internacional contra a Homofobia
 
No registro, o comunicante contou que estava varrendo a casa em que mora, em um condomínio no Bairro Santa Cruz I, e quando abriu a porta do apartamento viu o vizinho, que teria feito várias ofensas e também ameaças ao casal.
 
A vítima também afirmou que o suspeito classificou os dois como “aberrações, que afrontavam a família deles". Alegaou ainda que não vai se acostumar com "esse tipo de gente”. Logo após eles começaram a discutir e a esposa do vizinho se juntou às ofensas ao casal homossexual, além de um outro morador.
 
O comunicante ainda narrou que fechou a porta de casa, mas que mesmo assim foi ameaçado pelo suspeito que iniciou a discussão.

“Disse que iria bater no comunicante/vítima até que virasse homem, que iria acabar com ele. Que o comunicante/vítima e seu companheiro já estão ali há seis meses, e desde o início foram hostilizados. Que eles querem que o comunicante/vítima e seu companheiro mudem do condomínio”, diz trecho do boletim de ocorrência.
 
Além de realizar ações de prevenção aos crimes de homofobia, o GECCH monitora as denúncias e ocorrências registradas e presta suporte às vítimas.
 
“É muito importante registrar o fato ou denunciar qualquer caso relacionado, para nós acompanharmos e prestar a assistência necessária. É preciso ampliar a consciência de que a única coisa errada é o preconceito”, ressalta o secretário do GECCH, major PM Ricardo Bueno.
 
O GECCH também encaminhou a denúncia para o Centro de Referência em Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT) para atendimento psicossocial às vítimas. Outra providência foi remeter ao Conselho Municipal de Atendimento à Diversidade de Cuiabá, pedindo ação de proximidade junto ao síndico e moradores do condomínio, visando à conscientização sobre o respeito à diversidade sexual.
 
Ocorrências e denúncias
 
Esta ocorrência foi encaminhada para a 2ª Delegacia de Polícia - Carumbé, em Cuiabá, para as devidas providências. Só em 2018, até o início de maio, as delegacias de Mato Grosso receberam 33 ocorrências com motivação homofóbica. No mesmo período, foram registrados oito homicídios e outros crimes com mortes. Durante todo o ano de 2017, foram 114 ocorrências e 14 homicídios.
 
Qualquer pessoa pode denunciar atos de intolerância com motivação homofóbica. Os canais são os Disques 100 / 190 (PM-MT) / 197 (PJC-MT), ou pessoalmente nas delegacias de polícia e também no GECCH que fica na sede da sede da Sesp-MT, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet