Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

H1N1

Após 11 mortes, prazo para vacinação contra vírus Influenza é prorrogado

Foto: Reprodução

Após 11 mortes, prazo para vacinação contra vírus Influenza é prorrogado
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS), seguindo a recomendação adotada pelo Ministério da Saúde, que foi enviada aos gestores na última terça-feira (29) sob justificativa de possíveis impactos nos atendimentos em serviços de saúde, decorrente da 'Paralisação dos Caminhoneiros', prorrogará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até 15 de junho. Em Mato Grosso já foram confirmadas 11 mortes pelo vírus.

 
Leia mais:
Criança de dois anos morre com suspeita de influenza H1N1; em 16 dias, 4 pessoas
 
Alinhada com o calendário nacional, a Capital iniciou a Campanha que visa prevenir os três tipos de Influenza: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B no dia 23 de abril e estava prevista para encerrar na próxima sexta-feira (1º de junho).
 
De acordo com o secretário-adjunto em Assistência em Saúde, Dr. Milton Corrêa da Costa Neto, os últimos levantamentos da Secretaria apontam que mais de 72% dos 136 mil cuiabanos inseridos nos grupos prioritários e de risco compareceram às 67 salas de vacinação da Capital. A meta nesta fase, segundo ele, é seguir imunizando este grupo.
 
"Com a determinação, seguimos reforçando a importância de vacinarmos os grupos prioritários. É fundamental que essas pessoas procurem os postos para se protegerem contra a gripe, pois a vacina é a medida mais eficaz para evitar a doença e, sobretudo impede a evolução da forma grave", frisou Dr. Milton Corrêa.
 
Ainda segundo o adjunto, a definição do grupo de risco segue critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos. Nos grupos prioritários estão inseridos trabalhadores da saúde e professores da rede pública e privada, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias após o parto e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.
 
Também estão inseridos no grupo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade, mas, nesses casos é necessária a apresentação de alguma comprovação da comorbidade pelo usuário no ato da vacina.
 
A população que não faz parte do grupo deve ficar atenta, pois segundo explicou o responsável técnico de Imunização da SMS, Wellington Assunção, após o dia 15, (término da Campanha) o município aguardará novo posicionamento do Ministério da Saúde para saber se haverá doses extras e, em havendo, se o órgão federal abrirá a vacinação para os demais públicos.
 
"A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até o dia 15 de junho. Entretanto, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos", finalizou o RT.

11 mortes

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde divulgou nesta quarta-feira, dia 30 de maio, o Boletim de monitoramento da gripe influenza em Mato Grosso com o registro de onze mortes confirmadas pela gripe influenza de um total de 40 casos confirmados da doença.

A Vigilância, juntamente com o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso) continuam investigando outros 334 casos suspeitos, cujos resultados deverão ser conhecidos em até 30 dias, informou Alessandra Moraes, coordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Das onze mortes confirmadas, duas são por influenza A; quatro por H1N1; três por influenza A/H3 e duas por influenza B.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet