Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Cuiabá propõe ações conjuntas com Várzea Grande e Governo do Estado para o combate a Dengue

A Secretaria de Saúde de Cuiabá está propondo ações conjuntas entre as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande e Governo do Estado voltadas ao combate à dengue. Para o secretário de saúde da Capital, Luiz Soares, são necessários esforços para a construção um conjunto de mobilização das esferas de governo representando o aglomerado urbano (Cuiabá e Várzea Grande) e o Governo de Mato Grosso para intensificar uma ampla limpeza urbana, realizar uma somatória de esforço no controle do mosquito transmissor e realização de um amplo fórum para a construção de estratégias e ampliação da assistência.


“Precisamos criar um ambiente onde a população fique mobilizada e atenta a esta endemia”, acrescenta o diretor de Vigilância em Saúde e Ambiente da SMS, Wagner Simplício. Ele lembra que este ano em Cuiabá ocorreu uma epidemia de Dengue com 10.615 Notificações, sendo 9.169 de Dengue Clássica, 170 casos de Dengue Hemorrágica, 128 casos de Dengue com Complicação e 08 óbitos. Em Várzea Grande a dengue ocorreu da mesma forma e com a mesma gravidade, vitimando 7 pessoas.

Wagner Simplício explica que as duas cidades formam o Aglomerado Urbano com 800.000 habitantes e que somados a população das cidades da chamada Baixada Cuiabana chegam a 900.000 habitantes, o que corresponde a 30% da população de Mato Grosso.

“A importância geo-política desta região e a localização da capital do estado nela, torna um local de importância e de ampla mobilização social, como pólo de aglutinação e de informação sendo referencia para todas as demais cidades de Mato Grosso. Apenas por estes dados, a esta região merece o desenvolvimento de uma estratégia para minimizar os casos de dengue e diminuir a mortalidade desta doença, já que devido ao quadro epidemiológico vivido e as condições ambientais favorecem a reprodução novamente desta epidemia”, pondera o diretor.

A Secretaria de Saúde de Cuiabá entende que o controle da Dengue deve ser examinado de forma mais abrangente nos três níveis de governo e que é necessária a reflexão sobre os aspectos que vão além da esfera técnica, devido a complexidade e importância, para tomada de decisão, no que refere a definição de ações para o controle da doença.

“Estamos propondo o lançamento em conjunto de atividades intersetoriais para intensificar o combate a dengue”, informa o secretário Luiz Soares. O momento exige de todos nos uma ampla mobilização para juntos combater esta doença não deixando o mosquito nascer, seja no interior dos domicílios, fundo dos quintais, terrenos baldios e imóveis de toda espécie. Torna-se necessário um grande esforço de uma ampla limpeza urbana, um esforço concentrado de controle vetorial, uma qualificação permanente para uma melhor assistência com ampliação da rede publica como otimização da capacidade instalada e garantia de leitos de internação. Uma permanente orientação e educação continuada de profissionais e da população para que nossa população tenha uma atitude pro ativa no combate desta endemia. Estas ações devem ser executadas em consonância com a Prefeitura de Várzea Grande e o Governo do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet