Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

MAIOR GARGALO

Emanuel foca na Saúde após Cuiabá ser eleita 5ª cidade mais desenvolvida do país

Foto: Rogerio Florentino/Olhar Direto

Emanuel foca na Saúde após Cuiabá ser eleita 5ª cidade mais desenvolvida do país
Eleita a 5ª Capital brasileira mais desenvolvida, Cuiabá está há 1 ano de comemorar seu tricentenário e ainda amarga problemas antigos, segundo o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na área considerada por ele o calcanhar de Aquiles da gestão: a Saúde. E é justamente nesses aspectos que o chefe do Alencastro pretender focar, para que os índices divulgados pelo Sistema Firjan se mantenham ou, quem sabe, possam melhorar.


Leia mais:
Pesquisa aponta Cuiabá como uma das 10 capitais mais desenvolvidas do país

“É o meu compromisso de humanizar a saúde. Eu completei um ano e meio de Governo agora e estamos avançando. Meu compromisso é para quatro anos de gestão. Recebemos uma Saúde muito difícil, vocês lembram. A rede quase inteira das USF’s estava sucateada. Eu estou recuperando uma a uma e recuperando no padrão Emanuel Pinheiro. Mobiliados com cadeiras confortáveis, com ar-condicionado, poltronas médicas, equipamentos da unidade. É para dar dignidade aos profissionais que trabalham na unidade e aos usuários, que precisam ser atendidos com carinho. Esse padrão Emanuel Pinheiro é que é o investimento na qualidade, em coisa boa. Vou investir o máximo no bem estar, na comodidade e no conforto da população”, disse, durante a entrega da reforma da Unidade de Saúde do bairro Bela Vista, na última terça-feira (03).

O ranking do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2018 foi divulgado no último dia 28 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. O cálculo é feito com base em dados de 2016, a partir de indicadores sociais em 5.471 municípios, onde vivem 99,5% da população brasileira.

Conforme o indicador, os três municípios mais desenvolvidos de Mato Grosso são Lucas do Rio Verde (1°), Cuiabá (2°) e Diamantino (3°). Entre as dez primeiras cidades também estão Sinop (6°) e Rondonópolis (9°). A segunda maior cidade do Estado, Várzea Grande, ficou na 47ª posição.

De acordo com a pesquisa, as 10 capitais mais bem posicionadas no ranking estão distribuídas entre as cinco regiões do país. A capital mato-grossense é a quinta mais desenvolvida, subindo quatro posições desde o índice da última pesquisa, sendo a mais desenvolvida do Centro-Oeste.

No aniversário de 299 anos da Capital, em entrevista ao Olhar Direto, Emanuel já havia classificado a Saúde como o maior gargalo da gestão. Na última terça-feira, ele ponderou, no entanto, que a Pasta já registra avanços.

“Essa é a sexta unidade totalmente reformada, estava toda arrebentada, hoje está com tudo novo, com medicamentos, climatizada. E nós vamos avançar o cronograma, nós temos 85 unidades de saúde e praticamente todas, mais de 50 pelo menos, estão em estado completamente deplorável. Na minha gestão não. Minha gestão é popular e voltada para os mais carentes, àqueles que mais precisam de mim como prefeito”, afirmou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet