Olhar Direto

Quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Notícias / Mundo

Maior eclipse lunar do século XXI, 'Lua de Sangue' será vista em Mato Grosso

Da Redação - Paulo Victor Fanaia Teixeira

22 Jul 2018 - 10:48

Foto: Reprodução

Lua de Sangue

Lua de Sangue

A maior 'Lua de Sangue' do século XXI acontecerá nesta sexta-feira (27). O fenômeno terá duração de 4h. Em Mato Grosso, não veremos o ápice da eclipse, momento reservado para o leste do Brasil, mas sua parte final será visível. Entenda: 

Leia mais:
Cantor é detido por embriaguez ao volante e diz que “beber faz parte da profissão” dele

A pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento destaca a duração do fenômeno. A última eclipse lunar de relevância aconteceu em julho 2015 e teve duração de 12 minutos. Desta vez, serão 4h.

O início da fase total do eclipse será às 16h30 e o final será às 18h13, Horário de Brasília. A partir das 18h13 a Lua começa a sair da sombra mais escura (umbra) e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19. Nesse instante a Lua começa a entrar na sombra mais clara (penumbra) e isso marca a fase penumbral do eclipse, que vai terminar às 20h29.


E para nós?

Em Mato Grosso, a festa será menor, mas não menos emocionante. Ocorre que o ápice do fenômeno acontece bem ao Leste do planeta. Quanto mais ao leste, portanto, melhor. Neste aspecto, a capital de Pernambuco, Recife, será contemplada. Lá, a Lua nasce às 17h15 (Horário de Brasília). A fase total da eclipse acaba logo às 18h13, ou seja, eles terão 58 minutos de espetáculo, sendo que em Cuiabá, ainda será 17h13, horário em que, sabemos bem, o Sol ainda é bastante presente!

De acordo com a Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na sexta-feira (27), o pôr-do-sol acontecerá em Cuiabá somente às 18h32, quando a eclipse parcial já tiver encerrado (18h19), infelizmente. Mas nada impede de nos emocionar com a fase penumbral da eclipse, que vai terminar às 19h29 (Horário de Cuiabá).

Para mais informações e gráficos, veja esta publicação da NASA (Agência Espacial Norte-Americana) sobre o caso.



O que é um eclipse?

Um eclipse ocorre sempre que um corpo entra na sombra de outro. Todo corpo extenso, ou seja, que não é um ponto, produz duas regiões de sombra: umbra e penumbra. A umbra é a região da sombra que não recebe luz de nenhum ponto da fonte luminosa e a penumbra é a região da sombra que recebe alguma luz da fonte luminosa.

 O que é o eclipse da Lua?

É quando a Lua passa pela sombra da Terra.  O eclipse será total se a Lua estiver totalmente mergulhada na umbra, será parcial se a Lua estiver parcialmente na umbra e será penumbral quando a Lua passar somente pela penumbra.


 
O que é Lua de Sangue?


É assim chamado o efeito laranja avermelhado que a Lua assume durante o eclipse total. Na fase de totalidade, quando toda a Lua está mergulhada na umbra, nós vemos a Lua sem receber luz direta do Sol, mas alguma luz do Sol atinge a superfície da Lua através da atmosfera da Terra e algumas faixas de frequência da luz solar são filtradas, exatamente como acontece nos crepúsculos matutino e vespertino que estamos acostumados a ver antes do nascer do Sol e após o pôr do Sol.

* com Observatório Nacional

6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • arly
    23 Jul 2018 às 15:01

    LUA DE SANGUE É MUITO FORTE,PARA QUEM PRATICA FEITIÇOS ELA É PODEROSA,NA ERA MEDIEVAL MUITOS PRATICAVAM SORTILEGIOS E FEITIÇOS.PARA AS BRUXAS É UM MOMENRO UNICO,A QUEM NÃO ACREDITE,E ATÉ POSSA ZOMBAR,MAIS É PURA VERDADE.

  • Juliano do Nascimento
    23 Jul 2018 às 09:27

    Dona Jacira, meu quintal é limpinho. Vem pra gente toma uma catuaba das boa aqui. Falo daqui do JD imperial. Bjo

  • Dona Jacira
    23 Jul 2018 às 06:26

    Nossa, deve ser uma delícia ver isso acompanhada de um amor né? No quintal de casa, oiano pra riba juntin e coladin ao som de Wando. Aí meu coração até dispara, credo rs. Bjs

  • Satanás da Cachaça
    23 Jul 2018 às 06:17

    Sempre tem um crente pra vir com um comentário pra estragar com tudo. Voooootê

  • WALTER JOSE SANTOS
    22 Jul 2018 às 20:25

    Como é possível ter um eclipse lunar a tarde? Veja a simulação em: https://www.youtube.com/watch?v=iDcUBnYyYA8

  • Critico
    22 Jul 2018 às 13:43

    Jesus está voltando, mas ninguém está se dando conta.

Sitevip Internet