Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Animal selvagem

Prefeito pede ajuda de ecólogo internacional e onça de Cáceres deverá ser monitorada eletronicamente

Foto: Divulgação

Prefeito pede ajuda de ecólogo internacional e onça de Cáceres deverá ser monitorada eletronicamente
O prefeito de Cáceres (218 quilômetros de Cuiabá), Francis Maris Cruz, pediu a ajuda de um ecólogo internacional para tentar resolver o impasse sobre a estada da onça que está vivendo na baía próxima à cidade. O objetivo é que haja absoluta harmonia entre a população e o meio ambiente, com total segurança das pessoas e do animal. Por conta disto, o chefe do Executivo tem conversado com entidades nacionais e internacionais para resolver a questão.


Leia mais:
Polícia Ambiental tenta junto a Sema fazer resgate de onça que ‘ronda’ praça em MT
 
Uma das entidades a quem Francis pediu ajuda é o Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental (Jaguar Conservation Fund), em contato com ecólogo norte-americano Douglas Trent, pesquisador-chefe do Projeto Bichos do Pantanal, que vive no Brasil há mais de 30 anos, com boa parte deste tempo dedicada ao estudo do comportamento do animal, em especial as onças. "Estou cuidando pessoalmente da situação e obtendo todas as informações possíveis para que tenhamos as melhores soluções. Precisamos evitar que a onça atravesse o rio, temos que evitar acidentes", afirmou o prefeito.
 
Uma das ideias é controlar o animal através de monitoramento via satélite, que pode ser feito através de uma coleira colocada na onça. "Com esse recurso, o monitoramento saberá o tempo todo a localização da onça, podendo assim evitar que ela atravesse o rio ou chegue perto de locais que coloquem a vida das pessoas e a dela própria em risco", detalha Francis.
 
A própria fundação americana Jaguar Conservation Fund seria a responsável por inserir a coleira no animal.
 
Conforme a prefeitura, tudo está sendo feito para que haja a parceria das várias entidades que o chefe do Executivo municipal está reunindo. Além da Sustentar, também farão parte o Instituto Onça-Pintada, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros.

O caso

Uma onça pintada tem aparecido com frequência em uma ilha nas proximidades Praça Barão do Rio Branco, região central da cidade de Cáceres. No último dia 12, um vídeo de 46 segundos flagrou o momento que o animal aparece em uma ilha em frente da praça.

Moradores e curiosos que passavam pela região resolveram parar e apreciar a rara aparição do felino. Embora o local seja o habitat natural da onça, desde que ela apareceu nas proximidades da praça, uma equipe do Batalhão Ambiental está monitorando o animal.
 
Institutos consultados
 
Instituto Onça-Pintada (IOP) - é uma ONG dedicada exclusivamente a promover a conservação da onça-pintada, maior felino do continente Americano. A missão é "Promover a conservação da onça-pintada, suas presas naturais e seus habitats ao longo de sua área de distribuição, assim como a sua coexistência pacífica com o homem, através de pesquisas e estratégias de conservação". Fundada em junho de 2002, atualmente desenvolve e apoia projetos de pesquisa e conservação na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal.

Endereço na internet, http://www.jaguar.org.br/pt/
 
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – tem a missão de proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental.

Endereço na internet, http://www.icmbio.gov.br
 
Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros - Cenap - Centro de pesquisa especializado com atuação nacional. Realiza pesquisa, manejo para conservação de espécies de mamíferos carnívoros que ocorrem no Brasil. Integrante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, autarquia federal criada à partir da reestruturação do IBAMA.

Endereço na internet, http://www.icmbio.gov.br/cenap
 
Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), sem fins lucrativos, que tem como objetivo a criação, planejamento e execução de projetos e programas de desenvolvimento sustentável e desenvolvimento de comunidades, com foco na preservação ambiental e promoção da inclusão social.

Endereço na internet, http://institutosustentar.net
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet