Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

solidariedade

MRV Engenharia apoia campanha de doação de sangue e mobiliza trabalhadores

Foto: reprodução

MRV Engenharia apoia campanha de doação de sangue e mobiliza trabalhadores
Em meio às férias escolares, viagens e outros afazeres, há quem não reserve um tempinho na rotina para um gesto de nobre solidariedade: doar sangue. No mês de julho, o estoque de bolsas de sangue no MT Hemocentro cai tradicionalmente cerca de 30%, aumentando o alerta de que é preciso mobilização a favor da vida.


Leia mais:
Prorrogado prazo de inscrição para seletivo de 3,7 mil pessoas; salário de até R$ 3 mil


Colaboradores da construção civil em Cuiabá e Várzea Grande se engajam mais uma vez na campanha "Doe Solidariedade, Doe Vida", promovida numa parceria entre MT Hemocentro e MRV Engenharia, que também terá um dia especialmente aberto à comunidade. A ação ocorrerá entre os dias 26 de julho a 9 de agosto. 

Nesses dias, profissionais da unidade visitarão cinco canteiros de obras e o escritório comercial, localizado na Avenida da Prainha, para realização de palestras de conscientização sobre a importância de ser um doador de sangue.

Já a coleta será realizada de 2 a 9 de agosto, nos canteiros de obras do Chapada do Sabiás, Chapada das Dunas e Chapada dos Campos. Um ônibus do Hemocentro estará nos locais a partir das 8h30.  No próximo dia 7 de agosto, o ônibus estará estacionado no escritório da MRV Engenharia, localizado na Prainha, a partir das 8h30.  Nessa oportunidade um ônibus também estará à disposição de doadores da comunidade em geral, não apenas a colaboradores da MRV.

Conforme a gerente de doeção de sangue do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, o estoque apresenta baixa de sangue de fator RH negativo, ou seja, A negativo, B negativo, AB negativo ou O negativo.

"Os estoques estão críticos. Assim como todos os demais tipos sanguíneos. Parcerias como essa, com pessoas dispostas a doar solidariedade, são muito importantes", destaca a Parcerias como essa, com pessoas dispostas a doar solidariedade, são muito importantes”, destaca Zanela.

O MT Hemocentro é o único banco de sangue público do Estado e atende aos dois maiores Prontos-Socorros, o de Cuiabá e o de Várzea Grande, como também ao Hospital Universitário Júlio Muller, Hospital São Benedito, Hospital Metropolitano, além de pacientes regulados pela Central de Regulação. Na unidade são atendidos portadores de anemia falciforme, aplasia medular, talassemia, lúpus, hemofilia, leucemias, púrpura, entre outras doenças degenerativas do sangue.

Doe Sangue

Para ser um doador, a pessoa precisa sentir-se bem e com saúde, e ter idade entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias (a legislação foi alterada e, desde 13/06/2011, menores de 16 e 17 anos podem doar, se estiverem acompanhados pelos pais e autorizados pelos mesmos). Maiores de 60 anos devem já ter efetuado ao menos uma doação. É necessário ter peso igual ou superior a 50 quilos.
 
Todos os doadores, sem distinção, precisam estar bem alimentados, evitando-se alimentos gordurosos quatro horas antes da doação (nunca doe sangue em jejum). Outra recomendação é dormir bem na noite anterior (4h de sono, no mínimo). O doador deve ter em mãos documento oficial com foto.

Sobre a MRV

Fundada em outubro de 1979, a MRV Engenharia é líder nacional no mercado de imóveis econômicos e a primeira construtora da América Latina a oferecer energia fotovoltaica para seu segmento de atuação. Presente em mais de 150 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal, em seus 38 anos de atividade já vendeu mais de 300 mil unidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet