Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

ex-prefeito

Pesquisa Mark mostra Mauro Mendes líder isolado entre eleitores cuiabanos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Pesquisa Mark mostra Mauro Mendes líder isolado entre eleitores cuiabanos
O ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes (DEM) seria o mais votado na capital do Estado, caso a eleição acontecesse nesta semana. Pelo menos é o que apontam seis cenários testados por pesquisa do Instituto Mark, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sob o número MT-05174/2018, que entrevistou 604 pessoas em 87 bairros entre os dias 18 e 22 de julho.


Leia também
Veja pré-candidatos que lideram pesquisa para deputado federal em Cuiabá


De acordo com a modalidade espontânea, quando o instituto pergunta apenas em qual nome o eleitor irá votar, sem apresentar as opções, Mauro Mendes está na frente com 10,1% das intenções de votos, seguido por Pedro Taques (PSDB), com 5,9%. O nome da pré-candidata ao governo pelo PT, professora Edna Sampaio, aparece na terceira posição com 0,6%, seguido de Jayme Campos (DEM), Wellingon Fagundes (PR) e Wilson Santos (PSDB), todos com 0,3%.

Nesta modalidade, votos em branco e nulos somam 26,9% e os indecisos, além dos que não responderam, são de 55,6%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Além disto, o resultado das tabelas foram arredondados pelo programa para totalizarem 100%.
 

A pesquisa também apresenta sete cenários na modalidade estimulada. Assim como na espontânea, o ex-prefeito de Cuiabá só não venceria, caso não participasse da eleição.

No primeiro cenário, com quatro candidatos, Mauro Mendes venceria com 39,2%, à frente de Taques, com 16,6%, Procurador Mauro (Psol), com 10,1% e Wellington Fagundes com 4,1%. Os votos nulos somam 12,6% e os indecisos 17,4%.


Em um segundo cenário com os três pré-candidatos já anunciados, Mendes lideraria com 40,4%. Pedro Taques viria atrás com 17,7% e Wellington Fagundes com 5,5%. Os votos nulois representariam 14,9% e indecisos 21,5%.


Em um cenário com Mendes, Taques e Procurador Mauro, o Democrata teria 40,7% dos votos, seguido por Taques novamente com 17,7% e o pré-candidato do Psol com 9,9%. Brancos e nulos seriam 13,6% e indecisos 18%.


Em caso de uma polarização entre Mauro Mendes e Pedro Taques, o ex-prefeito de Cuiabá ganharia com 42,9%, a frente de Taques, com 18,7%.



Já em um cenário com Fagundes e Taques, o atual governador iria vencer com 24, 3% dos votos, contra 14,1% de Fagundes.

 

O tucano também venceria com 24,3% dos votos em um cenário em que disputasse a eleição apenas com Procurador Mauro, que ficaria com 15,4%.


Já em uma eleição com Mendes e Fagundes, o ex-prefeito da capital venceria com 45,2%.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet