Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Operação Insurgente

GCCO cumpre 56 mandados de prisão contra membros de facção criminosa em MT; fotos

Foto: Polícia Civil

GCCO cumpre 56 mandados de prisão contra membros de facção criminosa em MT;  fotos
A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) deflagrou, nesta sexta-feira (27), a ‘Operação Insurgente’, com o objetivo de cumprir 87 mandados, sendo 56 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão, contra uma facção criminosa que agia principalmente na região Sul de Mato Grosso.


As investigações tiveram início há aproximadamente dez meses (setembro de 2017). O foco é o combate a organizações criminosas que atuam na região Sul de Mato Grosso. Os principais lideres da região são o foco desta operação. 

Os criminosos das seguintes cidades são alvo da ação: Cuiabá, Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Pedra Preta, Sinop e Alto Araguaia. No total, estão sendo empregados 102 policiais e 28 viaturas. 

Todos os presos (entre pessoas soltas e reeducandos de unidades prisionais) estão sendo conduzidos para unidades da Polícia Civil nos municípios que estão sendo alvo. Eles vão passar por interrogatório na manhã desta sexta-feira (27) e em seguida serão apresentados em audiência de custódia. 

De acordo com a delegada Anamaria Machado Costa, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Primavera do Leste, a investigação resulta em trabalho de apuração de aproximadamente 10 meses com foco na ramificação da organização criminosa que atua na região Sul do Estado.

“Por meio de um trabalho técnico e intenso foi possível apontar o papel de cada membro dessa facção criminosa que esta por trás da prática de crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídios, latrocínio e aliciamento de menores por meio de 'filiação/batismo' para a prática de diversos delitos”, destaca a delegada.  

O Secretário de Estado de Segurança Pública, Gustavo Garcia, ressalta que “o planejamento estratégico prevê o fortalecimento da repressão qualificada contra as facções criminosas. Desta forma a atividade de inteligência vem atuando em todos os municípios de Mato Grosso, subsidiando grandes investigações, que estão desarticulando o crime organizado. Este enfrentamento é fundamental para contenção dos índices de roubos e homicídios que estão em declínio desde 2015”, afirma. 

Participam da ação as delegacias de: Primavera do Leste, Poxoréu, Campo Verde, Paranatinga, Sinop, Rondonópolis e Alto Araguaia. Além disto, há também policiais da GCCO, Grupo de Operações Especiais (GOE) Diretoria do Interior e Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
 
Atualizada às 09h27 e às 10h05. 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet