Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

ARBORIZAÇÃO

Calçadas da Avenida do CPA devem receber plantação de Ipês

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Calçadas da Avenida do CPA devem receber plantação de Ipês
A Prefeitura de Cuiabá de Cuiabá esta fazendo um levantamento arbóreo da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, popularmente conhecida como Avenida do CPA, para estudar a implantação de espécies nativas como ipês brancos e roxos nas calçadas. Após a conclusão, os trabalhos devem ser realizados na Avenida Fernando Corrêa da Costa.


Leia mais: 
Florada de Ipês muda paisagem de Cuiabá; Avenida Mato Grosso ganha mais 80 árvores

“Tendo em vista a erradicação de milhares de indivíduos arbóreos na Avenida do CPA, na parte central da pista, ocasião do VLT, essa avenida ficou desprovida de indivíduos arbóreos. Por isso a seleção da Avenida do CPA para fazer esse inventário e arborização dessa avenida. Após o termino da Avenida do CPA, estaremos fazendo também na Fernando Correa”, afirmou ao Olhar Direto o secretário adjunto de Meio Ambiente, Jackson Messias.
 
O perímetro delimitado para o estudo compreende desde o viaduto da Miguel Sutil sob a Avenida do CPA até o prédio da Defensoria Pública do Estado, nos dois sentidos (bairro/centro). O processo consiste no levantamento de dados de todas as árvores existentes, desde sua espécie até tamanho, largura, idade e outros detalhes mais técnicos.
 
O levantamento está sendo executado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades) e de Ordem Pública (Sorp) em parceria com o Instituto Ação Verde.
 
“Analisamos todas as árvores encontradas nas calçadas, desde a espécie, altura, diâmetro, incidência de pragas, estado das raízes, necessidade de podas, até a largura da calçada em que está localizada, além da interferência na rede elétrica ou no trânsito. Depois inserimos essas informações em nosso sistema e concluímos o cadastro individual”, explicou a gerente de Unidade de Conservação da Smades, Zilda Helena.
 
A arborização será feita pelo Executivo em parceria com o Instituto Ação Verde. Entre as espécies nativas indicadas para o plantio estão os ipês brancos e roxos.



Conforme a Prefeitura, a maior dificuldade será a readequação das calçadas. Para isso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública, notificou os proprietários (comerciantes) de toda a Avenida do CPA, por solicitação do Ministério Público Estadual, nos meses de maio e junho, na tentativa de viabilizar a adequação para o passeio público.
 
Além disso, Jackson diz que os empresários devem cooperar no trabalho molhando as plantas, para que elas sobrevivam ao período de seca. A próxima via a receber o estudo deve ser a Avenida Fernando Corrêa da Costa, pontuou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet