Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Operações para Cuiabá

Aeroporto de Nova Mutum deve receber autorização para voos comerciais; empresas interessadas

Foto: Assessoria

Aeroporto de Nova Mutum deve receber autorização para voos comerciais; empresas interessadas
O Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes de Nova Mutum (240 quilômetros de Cuiabá) deve receber, nos próximos dias, autorização da Agência Nacional Aviação Civil (ANAC) para iniciar as operações de voos comerciais. Na última semana, uma equipe de fiscalização do órgão federal analisou as condições da pista e a estrutura do aeródromo.


Leia mais:
Quadrilha invade aeroporto e tenta resgatar avião apreendido pela FAB com 250 kg de cocaína
 
Esse trâmite faz parte do processo de homologação do aeroporto e regulamentação junto ao Comando da Aeronáutica e Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC). O parecer regulamenta também o uso do espaço aéreo.
 
Desde janeiro a Prefeitura de Nova Mutum trabalha para mudar o perfil do Aeroporto de privado para público. Em maio o 4º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) emitiu parecer favorável para transformar o Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes com sede em Nova Mutum de privado para público.
 
O Terminal de Embarque e Desembarque do Aeroporto foi inaugurado em março de 2017. O Aeroporto Brigadeiro Eduardo Gomes conta com uma pista de 1.600 metros de comprimento toda pavimentada com 24 metros de largura.
 
O prefeito Adriano Pivetta concentra esforços para que a homologação seja feita nos próximos dias, uma vez que o Município tem um acordo com a empresa ASTA Linhas Aéreas, para que a empresa comece a operar voos comerciais interligando Nova Mutum a Cuiabá com conexões para todo País. “Este é o primeiro passo, queremos iniciar as operações com a Asta, mas nossa equipe vai trabalhar para atrairmos mais empresas que façam essas pontes regionais, com isso integraremos Nova Mutum a malha aérea de todo o País”, destaca Pivetta.
 
Conforme o secretário de Planejamento Mauro Manjabosco a equipe fez pequenos apontamentos sobre a necessidade de adequações. “Foram apontamentos pontuais, todos já sanados coma presença dos próprios fiscais, acredito que nos próximos dias teremos novidades sobre a operação de nosso aeroporto”, destaca.
 
A Asta Linhas Aéreas firmou uma parceria para iniciar as operações com uma linha diária entre Nova Mutum e Cuiabá. A empresa atua desde 1995 em Mato Grosso ofertando serviços de transporte de cargas e passageiros. Atualmente a Asta está em 10 cidades mato-grossenses e deve ter sua malha ampliada para outros 10 municípios neste ano.
 
A empresa utiliza aeronaves modelo Grand Caravan, conhecido mundialmente pela sua versatilidade e robustez, sendo capaz de operar com grande capacidade de carga em localidades remotas. As aeronaves tem capacidade de transportar 09 passageiros e 02 tripulantes. Tem autonomia de voo de 06 horas e 30 minutos, voando a uma velocidade média de 300 KM/H.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet