Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Pós-confusão na AL

Bezerra afirma que CPI desrespeita governo e lembra prerrogativa de Botelho em barrá-la

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Bezerra afirma que CPI desrespeita governo e lembra prerrogativa de Botelho em barrá-la
Um dia após a confusão envolvendo dois pedidos de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o caso dos grampos, o deputado estadual Oscar Bezerra (PV) declarou que a proposta de inicio de investigação imediata, feita pela deputada Janaina Riva (MDB), é desrespeitosa com o Governo e que o presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (DEM), tem a prerrogativa de barrá-la.


Leia mais
Botelho estende prazo e dará parecer sobre CPI da Grampolândia em 72 horas


De acordo com Bezerra, a investigação já devia ter ocorrido, visto que o caso veio à tona em 2017.  Para o parlamentar, a CPI, caso venha a acontecer, deve respeitar o período de campanha e ser instaurada somente depois da eleição.

“Nós temos o entendimento que se faz necessário abrir esta CPI, mas não neste período com cunho eleitoreiro. Acho que é desrespeitoso para com o Governo do Estado, e para com Mato Grosso. A investigação já deveria ter sido feita, ou faremos ela depois do pleito eleitoral, uma vez que não vamos usar o parlamento estadual para fazer politicagem”, disse.

“Existem três CPIs em andamento, não finalizou ainda do Ministério Público e as outras duas ainda estão em curso, praticamente iniciando. Conseqüentemente, uma quarta CPI para ser criada precisaria de dois terços de assinaturas, ou seja, 16 deputados, e nenhuma das propostas conseguiram ter assinatura suficiente. Portanto o presidente obviamente tem a prerrogativa de dizer que não haverá CPI, uma vez que não atingiu o que está preconizado no regimento interno da Assembleia”, explicou.

Sessão tumultuada

A sessão matutina da Assembleia Legislativa desta terça-feira (7) ficou tumultuada após os deputados Wilson Santos e Janaína Riva apresentarem pedidos de aberturas de CPI para investigar os grampos clandestinos no governo Taques.

A emedebista já havia declarado no plenário da casa de leis que estava recolhendo assinaturas para fazer o requerimento da CPI, com a intenção de que ela fosse instaurada imediatamente, independente do período eleitoral. À imprensa, a parlamentar confirmou na semana passada que iria apresentar o requerimento na sessão de ontem, porém o deputado Wilson Santos, vice-líder do governo antecipou e fez o primeiro pedido no plenário.

O argumento de Janaina Riva para a abertura da CPI é o depoimento do cabo da Polícia Militar, Gerson Correa prestado no último dia 27, em que atribuiu o governador Pedro Taques (PSDB) e o ex-secretário da Casa Civil, Paulo Taques, como os mandantes na instalação dos grampos clandestinos.

O presidente Eduardo Botelho afirmou que dará o parecer sobre os dois requerimentos em 72 horas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet