Olhar Direto

Notícias / Política MT

Candidato a deputado estadual, médico pretende implantar cobertura de Samu em todo estado

Da Redação - Carlos Gustavo Dorileo

09 Ago 2018 - 16:23

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Candidato a deputado estadual, médico pretende implantar cobertura de Samu em todo estado
Filiado ao Progressistas desde o ano passado, assumindo desde então a presidência da sigla no município de Várzea Grande, o médico e ex-diretor geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-MT), Daoud Mohad Khamis Jaber Abdallah, foi oficializado durante a convenção do partido no último domingo (5) como um dos candidatos para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso na eleição de outubro.

Leia também
Veja lista de candidatos a deputado estadual e federal registrados em ata pela coligação de Taques


Com serviços prestados em Cuiabá, como secretário-adjunto de atenção à saúde, e em Várzea Grande, cidade em que mora desde os cinco anos de idade, como secretário de Saúde, e em todo o Estado, como diretor geral do Samu, o Doutor Daúde (nome que irá usar na urna), tem como uma de suas principais bandeiras trabalhar pela saúde e para implantar uma cobertura do Samu nos 141 municípios de Mato Grosso.

“O projeto em si não é ter um Samu em cada município, se não passa a sensação de que eu vou ter um Samu em 141. O estudo que nós fizemos é um Samu pra atender um raio de 50 km. Vou dar um exemplo: eu tenho uma ambulância no trevo do lagarto, e Livramento é 10 km, ou seja, não preciso ter uma base em Livramento, que tem um numero pequeno de habitantes, que não tem tanta demanda de urgência e emergência. Mas se caso ocorresse um acidente ali, aquela ambulância daria um suporte, está em um raio de tempo de resposta aceitável para um atendimento”, explicou o médico.

Formado em medicina desde 2007 e trabalhando na área, desde que ainda estava na faculdade, há quase 20 anos, o médico entende que o atual governo abandonou a saúde pública e focou apenas em mutirões com cirurgias oftalmológicas.

“Eu acho que houve uma falha em definir um modelo de gestão, um modelo de governo. Focou-se muito no mutirão, em cirurgias oftalmológicas, colocando como se esse fosse o grande ganho da população, e esqueceu da saúde como um todo. Então os hospitais gerais ficaram sucateados, com uma produção baixíssima, com atraso nos repasses. Apontou-se muito o que ta errado, e fez pouco como solução. Ou seja, está se encerrando uma gestão, mas até hoje ele não definiu um modelo, não defendeu uma bandeira”, analisou.

Além do projeto de cobertura do Samu em todo o estado, o Doutor Daúde tem como propostas um sistema de Call Center para que o usuário do SUS consiga marcar sua consulta sem ter que esperar em filas, o fortalecimento dos hospitais regionais, a compra centralizada de medicamentos e a regulamentação dos transportes de pacientes.

“Construímos uma plataforma de cinco propostas voltadas pra saúde, que são exercíveis e estão ao alcance do trabalho que pretendo fazer, uma vez que estarmos dentro da assembléia legislativa. Não adianta criar muitas propostas, ser utópico. Se você for levantar, existem mil problemas no estado, mas você não vai resolvê-los todos de uma vez só. Sou da opinião que tenho que levantar todos os problemas, focar nos 10 maiores que resolvem 80% da demanda do anseio e sofrimento da população”, avaliou.

29 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Catilaine
    10 Ago 2018 às 15:50

    É de pessoas como o Dr. Daúde que este país precisa, honesto, trabalhador e com garra e sede de mudanças e melhorias para todos nós ????????????????

  • DOMINGOS SANTANA DA CRUZ
    10 Ago 2018 às 14:57

    SE FOR PARA IMPLANTAR SAMU NO MATO GROSSO TODO TERÁ O MEU VOTO.

  • Bruno Baranhuk
    10 Ago 2018 às 13:27

    Conheço Daúde e confio no seu caráter. Precisamos renovar com seriedade e com pessoas que realmente tem propostas. Conte com minha família.

  • israel velasco
    10 Ago 2018 às 13:11

    boa tarde a todos estou confiante que estye e o candidfato que precisamos temos quie monmitora~lo para que cumpre com que fala se der tudo certo vou estar junto para trabalhar e fiscalisar

  • Imposto pago retorno zero
    10 Ago 2018 às 12:19

    Candidato novo e proposta boa, tem como fazer sim se imposto não fosse sinônimo de fraudes e desvios teria como melhorar e muito

  • Suellen rosa
    10 Ago 2018 às 11:26

    Precisamos de mudanças,Acredito no seu trabalho! Precisamos de pessoas igual a vc. Na assembleia legislativa! ????????????

  • Will
    10 Ago 2018 às 10:55

    Propostas coerentes e factíveis. Acho importante alguém com conhecimento técnico propondo na área da saúde. Muitos prometem sem o menor conhecimento do SUS, financiamento e redes de atenção. Parabéns ao Dr Dade.

  • Deisi Bocalon
    10 Ago 2018 às 10:27

    Tenho meu candidato! Dr Daoud Abdallah! Trabalhei diretamente com ele na gestão do Mauro Mendes. Homem digno que leva as causas da saúde verdadeiramente à sério. Médico estatutário da SMS/Cuiabá, que como poucos entende de gestão do SUS e burocracias e entraves administrativos. Se cercou de profissionais técnicos, evitando ingerências políticas. Valorizou nossa categoria de enfermagem e não cometeu injustiças. Tem meu respeito, meu voto e de minha família.

  • Zeca
    10 Ago 2018 às 08:30

    O estado de Mato Grosso não tem como manter nem a estrutura atual, como criar mais despesas para aquisição e funcionamento do SAMU em todo o estado? Que impostos vão criar para manter a estrutura e equipes funcionando? Pensem nisso!

  • Marta Rocha
    10 Ago 2018 às 02:15

    Esse aí podemos confiar, nosso deputado. Ótima proposta Dr. tmj nessa também .

Sitevip Internet