Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Azul ainda tenta

Voo entre Cuiabá e Bolívia empaca mais uma vez por falta de efetivo da Polícia Federal

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Voo entre Cuiabá e Bolívia empaca mais uma vez por falta de efetivo da Polícia Federal
A novela ainda continua. O voo internacional, que ligará Cuiabá a Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, ainda não tem previsão de decolar do Aeroporto Internacional Marechal Rondon. Desta vez, o que empaca o andamento dos trabalhos seria a falta de efetivo da Polícia Federal no terminal. Os representantes do trade turístico e empresariado lamentam a demora e a oportunidade perdida de já apresentar o produto na Expocruz, tradicional evento que acontece no país vizinho.


Leia mais:
Governo da Bolívia autoriza voo entre Cuiabá e Santa Cruz de La Sierra
 
O principal problema, desta vez, é a falta de efetivo da Polícia Federal no aeroporto. Este é um dos requisitos para a internacionalização do terminal, que há tempos aguarda a autorização para o voo entre os dois países. Questionado pelo Olhar Direto, o secretário de Turismo, Jaime Okamura, confirmou a situação, mas adiantou que uma resposta deve ser dada até a semana que vem.
 
“Nosso aeroporto já é internacional para cargas. Só falta a liberação para passageiros. Eles tem um efetivo lá dentro de quatro agentes. Toda a vistoria, adequação no desembarque internacional, tudo foi feito. Antes pediram uma sala para que uma pessoa que fosse detida por algum problema ficasse, nós resolvemos isto. O que nos passaram é que precisariam de três policiais para completar o efetivo. A Infraero já se dispôs a colocar servidores deles que poderiam ser capacitados para isto”, explicou o secretário.
 
O governador Pedro Taques (PSDB) entrou em contato com a direção da Polícia Federal, em Brasília, para tentar agilizar o processo. Eles prometeram encaminhar um ofício até o fim desta semana dando o sinal verde para que esta questão tivesse andamento. Até terça-feira (14), uma resposta deve ser dada sobre o assunto.
 
O diretor do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez, criticou a demora: “Essa notícia da falta de contingente da Polícia Federal, acreditávamos que era coisa boba. No passado, Mato Grosso sempre teve uma discórdia para o início deste voo. Nós empresários, da área do Turismo e Econômica, ficamos intrigados e decepcionados. Por mais que não tenha um efetivo, vamos pensar: duas vezes na semana, três horas ou quatros só para atender este voo, não seria nada demais”.
 
Oiran ainda acrescenta que existe uma falta de vontade das autoridades: “Você chega aos EUA muito mais rápido com uma conexão imediata. Para a Colômbia, seria um encurtamento de tempo espetacular, para o Caribe nem se fala. É uma falta de visão, seja de que órgão que está impedindo”.
 
“Imagina o prejuízo que a Azul está tendo. O empresário investiu, contratou agência, estão pagando slot no aeroporto de Viru Viru que é muito caro. Pediram, prometeram, eles acreditaram e é a segunda vez que acontece isto. Na época do governo passado, os empresários bolivianos tiveram um prejuízo de mais de U$$ 500 mil. Nós poderíamos estar operando para o próximo mês, na Expocruz, que é muito famosa. Seria uma oportunidade ímpar para que os voos iniciassem com uma lotação muito boa”, comentou Oiran.
 
O secretário Jaime Okamura também lamentou o fato de o voo não iniciar a tempo da Expocruz: “Seria uma oportunidade muito boa. Mas mesmo sem este voo, estamos agendando também para estar presente nesta exposição. É uma oportunidade para divulgarmos ainda mais este voo. Estamos muito esperançosos”.
 
O presidente do Sindetur, Omar Canavarros Junior, também foi outro a criticar a demora e o impasse: “Você depende da Polícia Federal para montar a estrutura. Estava previsto para setembro, não sabemos mais para quem pedir. Mandamos diversas cartas. Tudo que o setor poderia fazer, fez para tentar destravar. Dependemos dos órgãos federais e estaduais fazerem sua parte. O que trava é a questão da PF e da Receita Federal, que dizem não estar em condições”.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal (PF) explicou que "a pauta 'Internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon' encontra-se sob a análise das diretorias da Polícia Federal em Brasília (DF), estando a Polícia Federal em Mato Grosso aguardando posicionamento oficial do órgão central".
 
Ao Olhar Direto, a Azul Linhas Aéreas informou que está aguardando os trâmites da internacionalização do aeroporto de Cuiabá para dar início a venda das passagens. Vale lembrar que a companhia precisaria de algo em torno de dois meses para começar a comercializar os bilhetes.
 
As viagens serão operadas pelas aeronaves modelo Embraer 195, com capacidade para até 118 passageiros e acontecerão, no primeiro momento, às quintas e domingos. Vale lembrar que este é um desejo antigo do governado Pedro Taques (PSDB), que tenta insistentemente colocar o voo internacional na capital mato-grossense.
 
Santa Cruz de La Sierra é maior e mais populosa cidade da Bolívia, com 1,7 milhão de habitantes, além de ser a mais importante do Departamento de Santa Cruz. Motor econômico do país, Santa Cruz de La Sierra é um polo petroquímico, com foco na produção e exportação de gás natural. A cidade também é conhecida por sua tradição gastronômica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet