Olhar Direto

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Cidades

rigor

Superintendente e mais dois servidores da Sema são presos em operação contra esquema no CAR

13 Ago 2018 - 08:03

Da Redação - Patrícia Neves/Wesley Santiago

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Superintendente e mais dois  servidores da Sema são presos em operação contra esquema no CAR
A Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), com apoio da Delegacia Especializada no Combate a Crimes Fazendários (Defaz), realiza na manhã desta segunda-feira (13) uma operação na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). Servidores da pasta são alvos de mandados de prisão. Pelo menos três servidores públicos foram detidos em decorrência da investigação. Um quarto alvo ainda é procurado.

Mandados de busca e apreensão são cumpridos na unidade, localizada no Centro Político Administrativo (CPA). As informações foram confirmadas pela Polícia Judiciária Civil. As ações das Dema são coordenadas pela delegada Alessandra Saturnino e acompanhadas pela 15ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá. 

Leia mais:
Homem é preso em rodovia transportando 360 kg de maconha para Cuiabá

A apuração das unidades concentram-se em supostas irregularidades no sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Procurada, a  assessoria da Sema declarou que irá se manifestar sobre o caso por meio de nota.

Rogério Florentino Pereira/OD

Atualizada às 16h30 - O Sindicato dos Sindicato dos Trabalhadores do Meio Ambiente de Mato Grosso(Sintema) informou - através de nota - que nenhum dos denunciados na Operação da Delegacia do Meio Ambiente (Dema) da Polícia Civil é servidor de carreira.

Além disto, acrescentou que os servidores são a favor de que irregularidades sejam apuradas e os culpados punidos. Por fim, o sindicato garante que não concorda com qualquer ação que descumpra a lei ou normas da instituição.

Atualizada às 11h48 - Na tarde de hoje, a partir das 13h30,  será realizada audiência de custódia dos presos na ação, no Fórum de Cuiabá

Atualizada às 11h45 - A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), confirmou o cumprimento de  9 mandados judiciais, entre buscas e prisão, realizados em cinco pontos de Cuiabá. 

A investigação da operação, realizada na manhã desta segunda-feira (13.08), foi desenvolvida pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) em conjunto com o Ministério Público Estadual (MP). O trabalho conta com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).


Atualizada às 11h05 - Alan Richard Falcão Diasm é um dos presos também. A informação foi confirmada pela defesa dele, na manhã de hoje, após deixar a sede da Dema. 

Atualizada 09h50 - Servidores públicos integram a Superintendência de Regularização e Monitoramento Ambiental da Sema. O gestor da superintendência, João Dias - conforme apuração  - é um dos detidos.

Atualizada 09h11 - O titular da Sema, André Baby, encontra-se acompanhando as buscas na sede do órgão, mas não poderá comentar a ação, considerando o sigilo nas  investigações. 



Atualizada 08h59 - A Sema emitiu nota sobre o caso. Veja a íntegra:

"A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) esclarece que a operação realizada pela Delegacia Estadual de Meio Ambiente (Dema) apura possíveis irregularidades nas análises do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Sema-MT, Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Ministério Público Estadual (MPE) atuam em conjunto nas investigações. 

Os mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos na Sema na manhã desta segunda-feira (13). Também foram expedidos mandados de prisão temporária contra servidores do órgão. O Governo de Mato Grosso e a Sema reiteram que irregularidades não serão admitidas e por isso atua para que as responsabilidades sejam apuradas e caso sejam confirmadas as infrações, as devidas providências administrativas e criminais serão tomadas. 

O Juizado Volante Ambiental (Juvam), responsável pela expedição dos mandados, decretou segredo de justiça no processo para preservar as investigações".

Atualizada 8h40 - Informações não oficiais apontavam que o ex-gestor da pasta e ex-vice-governador do Estado, Carlos Fávaro, seria um dos alvos de ordens judiciais. A reportagem do Olhar Direto entrou em contato com ele, que desmentiu os boatos.

"Esse é um período em que devemos tomar muito cuidados com essas notícias". Rindo, declarou que somente teve conhecimento da ação mediante o que foi veiculado pela imprensa. 

As investigações correm em sigilo.

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet