Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

DADOS ALARMANTES

Quase metade dos pacientes do Pronto Socorro de Cuiabá é do interior de MT

Foto: Rogério Florentino / OD

Quase metade dos pacientes do Pronto Socorro de Cuiabá é  do interior de MT
Quase metade dos pacientes internados no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSM) entre janeiro e junho deste ano vieram do interior do Estado, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Do total de 8.320 internações, 36,50% são de outros municípios e 5,26% procedentes de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.


Leia mais: 
Conselho de Saúde garante que não faltam medicamentos no Pronto Socorro de Cuiabá

Durante este período, PSM realizou 75.180 procedimentos em pacientes de todo Mato Grosso. As internações por causas externas representaram 38,25% (3.183). Isso significa um incremento de 18,47% (2.595), se comparado ao mesmo período do ano passado.
 
Os acidentes de transportes, que constituem um dos maiores desafios para os gestores públicos, representaram 36,41%, ou seja, 1.159 pacientes vítimas de acidente de trânsito durante seis meses.
 
Com relação à procedência dos pacientes internados vítimas de acidente de transporte, 42,27% (490) foram de outros municípios, sendo 4,74% (55) do município de Várzea Grande.  A pasta afirma que houve uma redução de 6,02% em relação ao mesmo período de 2017.
 
A entrega do novo PSM, que está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre deste ano, e deverá “desafogar” os atendimentos na atual unidade. Com isso, O atual pronto-socorro na região central de Cuiabá irá trabalhar apenas como pediatria e maternidade. Conforme a secretária, toda equipe de pediatria irá se concentrar na unidade e o novo pronto-socorro irá atender apenas adulto.
 
No entanto, enquanto isso não acontece, os corredores da unidade ficam cheios de pacientes. Cerca de 10 pessoas são atendidas por dia acomodadas em cadeiras ou macas hospitalares pelos corredores da unidade, conforme uma visita técnica nas dependências ano passado.  
 
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet