Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Escola integral

Sinop ganha primeira escola de ensino em tempo integral

Foto: Assessoria

Sinop ganha primeira escola de ensino em tempo integral
O município de Sinop (481 Km de Cuiabá), deu um importante passo em direção ao cumprimento dos objetivos e metas previstos no Plano Municipal de Educação. A implantação, de forma gradativa, do ensino em tempo integral para os estudantes do Ensino Fundamental. A primeira unidade urbana com jornada expandida de ensino é a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Amaro de Souza, no bairro São Cristóvão.

 
Leia mais
Obra de Hospital da Visão será entregue em comemoração ao aniversário de Sinop

De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, a escola é integral porque abrange um período, de pelo menos, sete horas diárias de atividades. São quatro horas de período letivo regular e mais quatro horas em contraturno, com exceção da sexta-feira, quando os estudantes frequentam a escola somente no único período no qual estão matriculados. Na manhã desta segunda-feira (10), uma solenidade na sede da EMEB marcou a ativação oficial da escola urbana em fase integral.
 
Nesse sistema, os alunos do período matutino estudam das 7h às 11h, fazendo o contraturno das 13h às 17h. Já alunos do período vespertino invertem, fazem o contraturno pela manhã, 7h às 11h, e o regular das 13h às 17. Para realização das atividades previstas no projeto pedagógico, são utilizadas dez salas de aula do centro catequético do bairro São Cristóvão, mais a estrutura do espaço de festas e o ginásio de esportes do bairro.
 
Martinelli frisou a importância pedagógica da escola urbana em tempo integral. "Ficamos satisfeitos e felizes porque toda a diretoria e professores abraçaram a ideia. Sinop começou pelo São Cristóvão e nada mais justo que começar a escola integral por aqui. A escola de tempo integral vai melhorar o ensino, pois estamos cuidando da criança o dia todo. Enquanto em um período ela está em sala de aula no outro está fazendo atividades extracurriculares pedagógicas, culturais, esportivas. Ela completa a formação da criança", comentou a prefeita.
 
Nesta fase inicial, são atendidos pelo turno integral cerca de 280 crianças do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A intenção é que em 2019 o atendimento seja ampliado para 100% dos alunos de 1º ao 5º ano. Ao todo, a EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza atende 580 estudantes entre os níveis Ensino Fundamental e o segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
 
O ato abriu a agenda da prefeita Rosana Martinelli neste terceiro dia de atividades do Celebra Sinop, evento comemorativo ao aniversário de 44 anos de fundação da cidade. Conforme Martinelli, há pelo menos dois anos o município vinha realizando estudos sobre a escola integral. Em julho de 2018, a escola ampliou seus serviços passando a operar em fase integral.
 
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), preconiza em seu artigo 34, parágrafo 2º, a progressiva implantação do ensino em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino, para os alunos do Ensino Fundamental. Como expõe a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, a ativação da primeira escola urbana em tempo integral também vai ao encontro do plano de governo e metas da gestão Rosana Martinelli. "O objetivo da gestão é, a partir desta escola em tempo integral, melhorarmos os índices educacionais, por exemplo, do São Cristóvão, com atividades de contraturno em áreas pedagógica, esportiva e cultura", frisou a gestora.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet