Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Mais do mesmo

Na OAB, Taques vira alvo de adversários que apresentam poucas propostas; veja principais pontos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Na OAB, Taques vira alvo de adversários que apresentam poucas propostas;  veja principais pontos
O governador Pedro Taques (PSDB), que tenta a reeleição, foi o principal alvo de ataques dos outros quatro candidatos ao Governo de Mato Grosso, durante o debate proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) em parceria com a TV Assembleia Legislativa. Focados em apontar os erros da atual gestão, os postulantes apresentaram poucas propostas.


Leia mais:
Candidatos ao Governo de MT se enfrentam em debate na Ordem dos Advogados; assista ao vivo

O debate foi dividido em quatro blocos e contou com a participação do público, definido por sorteio momentos antes do confronto. O presidente da OAB em Mato Grosso, Leonardo Campos, iniciou o encontro chamando a atenção dos candidatos e dos espectadores para a importância do fortalecimento da democracia.

Campos relembrou a última crise econômica que assolou todo o país e perguntou aos cinco candidatos como eles pretendem equalizar investimentos nas principais áreas, citando saúde, educação e segurança, além dos repasses aos Poderes e órgãos autônomos – o que inclui a OAB –, tendo em vista as limitações impostas pela Emenda Constitucional do Teto de Gastos, que vigora até 2020.

Pedro Taques foi o primeiro a falar e defendeu que foi justamente a crise citada por Campos que lhe impediu de realizar mais ações durante sua gestão. Taques afirmou que os investimentos, caso reeleito, serão estabelecidos a partir da regra de “se gastar conforme se arrecada”.

O tom de críticas ganhou forma logo em seguida, quando o candidato Moisés Franz (PSol), ao responder a mesma pergunta, disse que iria revogar a Emenda do Teto, aprovada por Taques, e combater massivamente a corrupção. “Tem muita empresa por aí recebendo incentivo sem atender os objetivos. (...) A população de Mato Grosso não aguenta mais promessas”, declarou.

Wellington Fagundes (PR), por sua vez, criticou o relacionamento mantido entre o Governo e os servidores e disse que o atual sistema tributário, que para ele penaliza comerciantes, precisa ser revisto. Mauro Mendes (DEM) relembrou o caso dos grampos ilegais e a dívida do atual Governo para com fornecedores. Arthur Nogueira (Rede) encerrou o primeiro bloco defendendo que sejam revistos os valores repassados aos Poderes.

Saúde

A crise na saúde pública foi um assunto frequentemente abordado e, novamente, os candidatos aproveitaram o espaço para alfinetar o atual governador. Moisés Franz, por exemplo, afirmou que não fossem os casos de corrupção na Seduc e no Detran, ocorridos nesta gestão, mais recursos poderiam ter sido destinados aos hospitais regionais, que padecem da falta de repasses.

Wellington Fagundes cobrou Pedro Taques quanto à conclusão de obras como a do Hospital Universitário Júlio Muller, cujo recurso segundo o republicano foi devolvido ao Governo Federal por incompetência do tucano. O candidato também questionou o governador sobre o empenho dos R$ 100 milhões enviados pela bancada federal para socorrer a saúde do Estado.

“Toda a bancada deu crédito ao Governo do Estado para que fosse solucionada a crise. Alocamos R$ 100 milhões, o governador assinou compromisso”, criticou. Recentemente Wellington acusou Pedro Taques de não cumprir com o referido documento.

Mauro Mendes tocou neste assunto quando debatia com Moisés Franz e relembrou os recentes vídeos divulgados por servidores do Hospital Regional de Rondonópolis, que mostravam ratos dentro da unidade além de uma inundação ocasionada pela chuva. O candidato destacou a necessidade de regularizar os repasses na Saúde, mas não explicou de forma objetiva como fará isso caso eleito.

VLT

Taques, ao direcionar pergunta para Arthur Nogueira, questionou o candidato sobre seu planejamento para concluir as obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Arthur condenou a situação em que se encontra o modal, criticou a ingerência do governador quanto ao assunto e disse que, se eleito, não pretende dar continuidade a obra. “Não gasto mais um real com o VLT”.

Corrupção e a ‘Grampolândia’

Sempre polêmico nos debates que participou, Arthur Nogueira disse que o atual governador utilizou a cúpula da segurança do Estado de maneira distorcida e pediu que Pedro Taques fizesse uma autocrítica sobre os escândalos de corrupção ocorridos em sua gestão. “Onde foi o erro, governador?”, questionou.

Taques se esquivou da pergunta, mas disse que ele próprio pediu para ser investigado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e voltou a dizer que nenhum de seus ex-secretários foi, ainda, condenado em última instancia.

“Eu serei o último, dentro da casa da democracia brasileira, a pré-julgar alguém antes de um juízo final. O caso [dos grampos] é grave, concordo, mas nós tomamos todas as medidas necessárias”, justificou.

Perguntas do público

A primeira pergunta do bloco aberto ao público abordou as condições atuais do sistema penitenciário. Wellington Fagundes relembrou que sua vice, Sirlei Theis (PV), tem experiência em segurança pública e disse que ela irá atuar em prol de melhorias para o setor, mas não as pontuou. O republicano utilizou o restante de seu tempo para citar ações que deixaram de ser feitas pela atual gestão.

Dentre outros questionamentos, Mauro Mendes falou sobre medidas para tornar eficiente a concessão. “O Estado de Mato Grosso, lamentavelmente, tem tido dificuldades em manter a regularidade desse serviço”, criticou, completando que pretende formar um consórcio, caso eleito, com as Prefeituras.

Quando o assunto abordado foi Educação, Arthur Nogueira afirmou que por uma normativa do atual governador os profissionais estão impedidos de se licenciarem para participarem de capacitações. Taques negou.
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet