Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

na corrida

Nilson Leitão quer incluir temas como ética, moral e cidadania na grade de ensino

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Nilson Leitão quer incluir temas como ética, moral e cidadania na grade de ensino
O deputado federal e candidato a senador pelo PSDB, Nilson Leitão defende no Congresso Nacional a inclusão na grade de ensino curricular das colégios de Ensinos Fundamental e Médio temas relacionados à garantia de princípios como moralidade, civilidade, cidadania, participação cívica e ética. 


“O Ministério da Educação já homologou a nova base para os Ensino Infantil e Fundamental e estamos em fase de elaboração para o Ensino Médio. Isto em decorrência da nova Lei que reformulou o Ensino Médio no Brasil de 2017, aprovada pelo Congresso Nacional. Portanto, não podemos perder o momento de incluir um importante tema transversal para ser abordado nas escolas de formação básica - a educação moral e cívica”, indicou.

Leia Mais:
Prefeito destaca trabalho de Leitão em Brasília e candidato defende porte de arma em propriedades rurais

Para o candidato a senador, o país precisa avançar para além da garantia de acesso e permanência na escola. “É necessário que os sistemas, redes e escolas garantam um patamar comum de aprendizagem a todos os estudantes, com garantidas igualdade na educação básica e preparação para o exercício da cidadania, sendo responsabilidade do Ministério da Educação a qualificação e formação específica dos professores para o tema”, pontuou Leitão.

Entre os temas abordados pelo proposta a inclusão de debates acerca do dos direitos da criança e do adolescente; educação para o trânsito, ambiental, alimentar e nutricional; processo de envelhecimento, respeito e valorização do idoso; direitos humanos e as relações étnico-raciais, ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena; bem como saúde, vida familiar e social, educação para o consumo, financeira e fiscal, trabalho, ciência, tecnologia e diversidade cultural.

A Constituição Federal garante que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. E será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o desenvolvimento do ser humano e seu preparo à cidadania e qualificação para o mercado de trabalho. “No tempo em que frequentava escola, cantávamos o hino nacional antes de entrar na sala de aula. Hoje isso já não acontece mais. Tenho certeza de que formaremos cidadãos melhores ensinando valores que nos conduzam ao caminho da ordem e do progresso”, concluiu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet