Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

NOTA DE REPÚDIO

Diretora é ofendida por representantes do Sintep e colegiado repudia ação

Foto: Reprodução

Diretora é ofendida por representantes do Sintep e colegiado repudia ação
A diretora Ianai Fernanda Leque de Almeida, do CMEI Manoel de Barros, foi ofendida por representantes do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), subsede Cuiabá, na última terça-feira (2), em uma reunião para deliberar se os servidores da escola iriam aderir à greve dos servidores municipais da Educação.


O Colegiado de Diretores emitiu uma nota de repúdio à atitude dos sindicalistas. Ao Olhar Direto, o Sintep Cuiabá afirmou representantes estiveram no local por solicitação dos profissionais da escola. A gestora registrou um boletim de ocorrências.
 
Leia mais:
Professores recusam proposta do município e greve é mantida em Cuiabá
 
Após o episódio, o Colegiado de Diretores emitiu uma nota de repúdio à atitude dos representantes do Sintep Cuiabá, João Custodio, Helena Bortolo e Gilson Romeu, que teriam ofendido, caluniado e difamado a diretora Ianai em uma visita à CMEI Manoel de Barros no dia 2 de outubro.

Na nota, o Colegiado ainda afirma que uma outra diretora, professora Sandra Moraes Diretora da EMEB Dep. Ulisses Guimarães, também teria sido ofendida por eles. 

“Não podemos aceitar Diretor de Unidade Escolar e nem dirigentes da Secretaria de Educação, intimidar, constranger profissional a não aderir à greve, não podemos admitir em hipótese alguma fatos lamentáveis como os sofridos pelas referidas Diretoras. Ressaltamos que, o direito de greve ao garantir o acesso dos lideres sindicais nos locais de trabalho, não lhes dá direito a agressões gratuitas e generalizadas aos gestores em seus ambientes de trabalho”.

Em um áudio da visita à diretora Ianai é possível ouvir o momento em que um dos sindicalistas diz “você vai cair fora daqui, porque nós vamos bater duro para te afastar daqui, você não vai ficar nesta creche, porque você não merece ser diretora”.



Ao Olhar Direto, o representante do Sintep, Gilson Romeu e Helena Bortolo, afirmram que "Ela só gravou o que interessa a ela, ela não colocou que ela usou até de coação para tentar impedir a gente de entrar na escola. Chegou a colocar a mão no meu peito e no peito do João Custódio para impedir a gente de entrar na unidade de ensino".

Segundo o Sintep, os profissionais da própria escola disseram que a diretora queria encerrar a greve, dizendo que a prefeitura já teria atendido às reivindicações da categoria. No entanto, o Sintep reforçou que esta postura da diretora não reflete á da maioria dos diretores.

O presidente do Sintep Cuiabá, João Custódio, afirmou que irá se manifestar apenas durante o ato público de hoje a tarde (4), na Praça Alencastro.

A reportagem entrou em contato com a diretora Ianai de Almeida, que afirmou que a reunião foi solicitada e organizada pelos próprios servidores da escola e que não buscava encerrar a greve, mas sim dialogar sobre o assunto.

“Em nenhum momento a intenção foi de encerrar a greve, mas sim de a gente discutir a importância e a viabilidade de continuar a greve e os que não queriam, que argumentassem. Eles [servidores] é que solicitaram a reunião, que estavam organizando, e eu só conduzi, porque este é o meu papel como diretora”, disse a gestora ao Olhar Direto.

No entanto, segundo ela, isto não foi possível já que os sindicalistas chegaram ofendendo-a. "Eles tem que me respeitar porque eu sou professora, não devo nada a ninguém".


Leia a nota do Colegiado de Diretores na íntegra:

NOTA DE REPUDIO

O Colegiado de Diretores das Unidades Educacionais do Município de Cuiabá-MT, repudia de forma veemente a atitude desrespeitosa e autoritária dos representantes do Sintep subsede Cuiabá, nas pessoas de João Custodio, Helena Bortolo e Romeu, os quais ofenderam, caluniaram e difamaram a professora Ianai Leque Diretora do CMEI Manoel de Barros e a Professora Sandra Moraes Diretora da EMEB Dep. Ulisses Guimarães, em suas respectivas unidades de trabalho, na frente de todos os funcionários da unidade, nos dias 02 e 03 de outubro de 2018.
 
Assim como não podemos aceitar Diretor de Unidade Escolar e nem dirigentes da Secretaria de Educação, intimidar, constranger profissional a não aderir à greve, não podemos admitir em hipótese alguma fatos lamentáveis como os sofridos pelas referidas Diretoras. Ressaltamos que, o direito de greve ao garantir o acesso dos lideres sindicais nos locais de trabalho, não lhes dá direito a agressões gratuitas e generalizadas aos gestores em seus ambientes de trabalho.
 
O Colegiado de Diretores presta solidariedade à professora Ianai Leque e a Professora Sandra Moraes, pois acreditamos que o diálogo respeitoso ao ser humano, a tolerância com a diversidade de pensamento e a liberdade de escolha, devem prevalecer nas relações entre os educadores da Rede Municipal de Cuiabá.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet