Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

MOBILIZAÇÃO

Em greve, professores fazem passeata e bloqueiam trânsito na Prainha

Foto: Videomonitoramento - Semob

Em greve, professores fazem passeata e bloqueiam trânsito na Prainha
Professores da rede municipal de Cuiabá saíram às ruas na tarde desta quinta-feira (04), para reivindicar reajuste de 4% no salário da categoria. Durante a manifestação, eles seguiram pela região da Prainha com a Avenida Generoso Ponce e o trânsito ficou bloqueado na região. Deflagrada nesta segunda-feira (01), a greve dos professores deixa ao menos 55 mil alunos da rede municipal sem aulas.


Leia mais: 
Professores recusam proposta do município e greve é mantida em Cuiabá

 
Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), depois de passar pela região da Prainha, os professores seguiram sentido a Avenida Getúlio Vargas. Por conta disso, o trânsito ficou complicado em outras vias, como, por exemplo, a Avenida Isaac Póvoas. 

O executivo encaminhou uma proposta bem próxima da reinvindicação da classe na última semana. Segundo o documento encaminhado ao Sintep, além do percentual já aplicado, de 3,53% relativo ao RGA, o executivo dará mais 2,5% a título de ganho real, a ser aplicada a toda a categoria.
 
O Sintep, ao analisar o segundo documento-ofício enviado pelo secretario, rejeitou qualquer proposta de  segregação dos trabalhadores, uma vez que a legislação estabelece a universalização  dos percentuais aplicados na folha de pagamento, isto é, todos  os trabalhadores da educação devem receber o percentual de 4%  ora reivindicado.
 
“A proposta apresentada pelo Secretário Alex Vieira, de apenas 2.5%, sendo 1% em dezembro e 1.5% em janeiro, não atende a categoria que cobra 4% de ganho real de salário”, diz o Sintep.
 
O prefeito Emanuel Pinheiro asseverou diálogo com a categoria. “Compreendemos os anseios dos servidores da Educação e, continuamos prontos para o diálogo, tendo sempre em mente as responsabilidades que temos com a população e as limitações fiscais dos gestores”, destacou.
 

 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet