Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Depoimentos

Quatro anos depois, moradores e bombeiros relembram resgate e desespero em incêndio no Sunset Boulevard; fotos e vídeos

14 Out 2018 - 08:35

Da Redação - Wesley Santiago/Thais Fávaro

Foto: Walmir Santana

Quatro anos depois, moradores e bombeiros relembram resgate e desespero em incêndio no Sunset Boulevard;  fotos e vídeos
A madrugada do dia 14 de outubro de 2014 começou com muita tensão e desespero para os moradores do edifício Sunset Boulevard, localizado no bairro Araés, em Cuiabá. Um incêndio tomou conta do prédio de 24 andares e obrigou que 46 famílias deixassem o condomínio.


Leia mais:
Moradores do Sunset Boulevard só voltam para casa 14 meses após incêndio
 
Tudo foi motivado por um curto-circuito. Na ocasião, várias pessoas ficaram presas nos andares superiores já que a fumaça tóxica tomou conta das escadas de emergência e também dos corredores. Alguns moradores foram resgatados por rapel, entre eles uma criança e um bebê. Outros foram retirados com o auxílio do helicóptero da Polícia Militar.
 
Quatro anos após a tragédia, o Olhar Direto traz a visão de moradores e dos bombeiros que participaram do resgate naquele dia:
 
Advogado desceu 21 andares com bebê no colo
 
O advogado Huendel Rolim contou à reportagem que estava em casa, com a esposa e a filha de apenas um ano e oito meses, quando tudo aconteceu: “Nós morávamos no 21º andar e eu desci todos eles com a minha neném no colo. Foi desesperador”. Por sorte, ele e os familiares não tiveram problemas de saúde, mas alguns vizinhos precisaram ter acompanhamento médico.
 
“O que podemos dizer é que nascemos de novo. Não foi fácil ficar mais de dois anos fora de casa, mas tudo foi um grande aprendizado. Até hoje nós tiramos lições do ocorrido”, disse o advogado, que logo depois do ocorrido seguiu para um hotel, mas foi obrigado a alugar um apartamento para morar provisoriamente.

 
Depois, em decisão com seus familiares, Huendel preferiu se mudar do Sunset Boulevard: “Existem pessoas que hoje são meus vizinhos, onde moro agora. São amigos. De fato, criou-se uma união entre os moradores muito bacana, positiva. Cada morador buscou seu caminho e a construtora assumiu a sua responsabilidade no ocorrido”, finalizou o advogado, que foi porta-voz da comissão de moradores à época.

Tenente se emociona ao relembrar resgate de cão



O tenente coronel Jeferson contou que estava de folga no dia do ocorrido quando avistou a fumaça no edifício. “Eu fui levar minha mãe no hospital de câncer era 6h da manhã e peguei a Miguel sutil, dali eu consegui visualizar um pequeno foco na parte superior do prédio, mas não sabia o que era. Deixei minha mãe no hospital e ao retornar vi que já tinha aumentado o fluxo da fumaça. Eu sou bombeiro há 28 anos então tive a iniciativa de ir lá, liguei para Ciosp e eles informaram que havia um princípio de incêndio desde às 4h da manhã, e como bombeiro eu sempre ando com o equipamento no meu carro. Fui até lá e já tinham algumas equipes, solicitei o reforço do nosso helicóptero e da escada magirus pra fazer o resgate das vítimas.”

O oficial contou ao Olhar Direto que uma das coisas que mais marcaram naquele incêndio foram animais que ficaram presos nos apartamentos, “Eles estavam totalmente acuados, quando viam os bombeiros entrando para fazer o resgate deles, pareciam que estavam pedindo 'venham até mim porque estou precisando de vocês' não sei se era lágrima ou o que era que tinha no rosto dos animais, mas foi marcante” , disse ele, que lembra que todas as pessoas e animais de estimação foram resgatados.

Segundo Sargento lembra de resgate de bebê por rapel



O segundo Sargento Josymar relembra o fato mais marcante daquele dia, que foi a descida de rapel com um bebê. “Tenho 20 anos de serviço, foi muito marcante porque o bebê tinha aproximadamente seis meses e estavam ele e a família presos lá em cima para serem resgatados”.

De acordo com o sargento, a orientação dada aos profissionais é de que o resgate seja feito individualmente e que eles passassem a própria máscara de oxigênio para a vítima. No caso do bebê, esse procedimento não era indicado, então o mais seguro foi descer com ele pelo lado de fora do prédio.

Para Josymar, “o aprendizado que fica é que o corpo humano pede descanso, pede folga. Populares estavam prontos a ajudar também porque foi o caso ali. Nós temos que ter calma pra orientar os civis, para que não haja problema nenhum. E quanto a nós, muitas vezes na ânsia de ajudar a gente acaba se lesionando também.”



Depois de 20 anos na profissão, Josymar que é especialista em salvamento em altura, ficou com algumas sequelas, como labirintite. Depois do ocorrido, ele e a família do bebê se aproximaram e tornaram-se amigos.

Síndico lembra 'noite de pesadelo'

"Eu era sindico há uns dez anos e fomos acordados de madrugada pelo evento, que nos deixou atônitos e incrédulos quanto ao que estávamos vendo. Mas, olhando hoje para o passado, é como uma noite de pesadelo que, ao acordarmos, nos damos por aliviados por ter passado por tudo isso e crescido muito. Hoje o prédio está remodelado e muito seguro", disse à reportagem.



Retorno ao lar



As famílias só puderam retornar ao prédio depois de mais de dois anos de espera. Uma parte decidiu seguir para outros empreendimentos, como ficou acordado com a construtora responsável. Já outros, superaram o temor e o trauma e decidiram permanecer. Toda a fachada e infraestrutura foi remodelada.



Susto em prédio

Um princípio de incêndio, na quinta-feira (11), no edifício 'Supéria', localizado na avenida Senador Filinto Müller, em Cuiabá, obrigou que os moradores fossem evacuados por precaução. O fogo teria iniciado devido a uma sobrecarga em um dos apartamentos. Por sorte, as chamas foram contidas pelo síndico e ficaram reclusas em apenas um dos cômodos.

O que diz a Plaenge...

A assessoria da Plaenge informou que após o incêndio, uma serie de medidas de segurança foram reforçadas para que eventos como aquele não aconteçam mais. E enviou uma nota de esclarecimento ao site.

"A Plaenge informa que decorridos 4 anos do incêndio que atingiu a prumada elétrica do Sunset Boulevard, o empreendimento passou por um completo retrofit, técnica que reformula e moderniza o edifício como um todo, inclusive em relação aos acabamentos, espaços de lazer, guarita e apartamentos. Todas as instalações foram refeitas seguindo os atuais padrões técnicos e normas de segurança. A Plaenge esteve ao lado dos moradores desde o ocorrido até a entrega da reforma concluída em janeiro de 2016. A Plaenge reafirma seu compromisso com a qualidade e permanece sempre a disposição de todos os seus clientes."
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet