Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Notícias / Cidades

Moradores do bairro Flamboyant reclamam da mudança de linha de ônibus

Da Redação - Vitória Lopes

11 Out 2018 - 16:00

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Moradores do bairro Flamboyant reclamam da mudança de linha de ônibus
A falta da linha de ônibus 109 nesta manhã de quinta-feira (11) pegou de surpresa os moradores do bairro Flamboyant, em Cuiabá. A linha, que faz parte dos ônibus da empresa Integração Transportes, teve o itinerário mudado para atender funcionários e clientes do Shopping Estação.

Leia mais:
Linha de ônibus é alterada para atender público do Shopping Estação


Anteriormente, o itinerário antigo partia do ponto localizado atrás da Catedral Metropolitana do Bom Jesus, no Centro, e seguia para o bairro Flamboyant. A partir de quarta-feira (10), ele sai agora da Estação Alencastro rumo ao bairro Santa Rosa.

Em seguida, o transporte público passará em frente ao Shopping Estação, fazendo o contorno do Círculo Militar e entrando no bairro. A medida foi tomara para os novos frequentadores e funcionários do shopping.

Uma das moradoras do Flamboyant, a comerciante Ana Claudia Macedo, disse à reportagem que a falta do ônibus trouxe muitos transtornos, principalmente para idosos e portadores de necessidades especiais, que agora terão que andar mais de quatro quadras para o transporte público. Além disso, o bairro é muito ermo à noite, trazendo insegurança.

"O que acontece: têm muita gente aqui que estuda, que faz universidade à noite. Tem uma moradora que a filha dela é PNE, e ela utiliza esse ônibus. Foi ela que requereu um ônibus que tivesse aquela rampa. E pra gente pegar um outro ônibus agora, temos que andar pra outro bairro, são mais de quatro quarteirões. Simplesmente tiraram a linha que passava dentro da avenida principal”, explica.

Outra linha que poderá sofrer mudanças, mas positivas, é o 608 – que vai do Parque Residencial ao Centro e Jardim Cuiabá -. De acordo com o diretor de transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Nicolau Budib, a linha que já passa em frente ao Shopping Estação, na Avenida Miguel Sutil, receberá mais frotas, a depender da demanda de usuários.

“Esta não é uma linha muito forte. Então fizemos a primeira alteração e vamos aguardar a inauguração do shopping para avaliarmos a necessidade de ampliação de veículos nesse percurso”, disse.

Ainda de acordo com a Semob, não há previsão de novas alterações da linha 109 para os moradores do Flamboyant, apesar das reclamações. Entretanto, reforçam que a medida é nova, e dependendo da demanda, poderá sofrer novas mudanças para melhor atender a todos.

Confira na íntegra a nota da assessoria:

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que a alteração na linha de ônibus 109 foi feita para os funcionários e frequentadores do Shopping Estação também possam ter acesso ao transporte. Os moradores do bairro Flamboyant continuam sendo atendidos pela rota, embora agora tenham que andar um pouco mais até a parada de ônibus. Isso se deve a necessidade de fluidez exigida pelo trânsito, o que impede a instalação de pontos em todas as ruas. 

A Pasta reforça que todas as medidas são adotadas pensando no coletivo e que a execução de qualquer mudança do tipo possui amparo em estudos de números, imagens e fiscalização. Além disso, diante da situação, a Diretoria de Transporte garante que irá avaliar a viabilidade da reivindicação dos moradores. É importante destacar que a alteração é recente e que, a depender da demanda, o número de veículos pode ser aumentado e a rota alterada para melhor atender a todos.

O setor está aberto a solicitações e sugestões dos moradores, que podem ser feitos por meio da ouvidora, nos números (65) 0800 6451517 ou (65) 3315-4220.
 

4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Direto. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Direto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Sther
    12 Out 2018 às 10:05

    Quem fica responsavel por essas alterações não deve andar de ônibus ou nunca andou, e principalmente, não conhece a vida de um trabalhador pobre, porque ao invés de alterar não colocam novas linhas, assim teria menos superlotações!

  • Maria Auxiliadora Alencar Pereira
    11 Out 2018 às 20:20

    Primeiro que a linha 109 é do Bairro Santa Amália! A linha atende o Flamboyant, assim como passa dentro do Jardim Araçá e Santa Rosa também. Sou moradora do Santa Amália e utilizo o 109 todos os dias para ir e voltar da faculdade, por ser uma linha mais rapida. Agora vários bairros e usuarios que dependem desse transporte estão sendo prejudicados com essa mudança.

  • Morador do Flamboyant
    11 Out 2018 às 19:03

    Mais uma palhaçada da Semob, poderiam ter colocado o ônibus para passar na rua nova ao lado do shopping e depois seguir normalmente o percurso nos bairros Flamboyant, Araçá e Santa Amália, mas só pensam neles e a população que se vire. Os ladrões agradecem

  • Adriana fernanda correa alves
    11 Out 2018 às 16:38

    Isso e um absurdo, que dizer que eu como cidadão não tenho direito de ter ônibus, no bairro, tiram e fica por isso mesmo, vamos fazer um abaixo assinado e fazer funcionar nossos direito.Nem que temos que acionar a justiça.