Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política BR

não adiou

Governo revê decisão e horário de verão começará no início de novembro

Foto: Reprodução

Governo revê decisão e horário de verão começará no início de novembro
O Governo Federal informou que o horário de verão não será adiado para o dia 14 de novembro, contrariando o que havia decidido no início do mês. Com isto, os relógios serão adiantados em uma hora no dia 04 de novembro deste ano. A mudança de data seria por conta do Exame Nacional do Ensino Médico (Enem), que acontece no mesmo fim de semana.


Leia mais:
Horário de verão é adiado pelo Governo por conta de provas do Enem

No começo do mês, o Palácio do Planalto comunicou a decisão de adiar o início do horário de verão para 18 de novembro, a pedido do Ministério da Educação (MEC). Porém, resolveu rever a decisão e manteve o horário de verão no dia 04 do mesmo mês.
 
O Ministério da Educação queria evitar possíveis prejuízos aos estudantes que farão o exame, cuja primeira prova está marcada para 4 de novembro. O argumento é que a necessidade de adiantar os relógios em uma hora pode confundir os candidatos.
 
De acordo com a Casa Civil da Presidência, o decreto que faria a alteração para o dia 18 não foi publicado no “Diário Oficial da União”. Conforme o apurado pela TV Globo, a mudança não foi concretizado em nome da "segurança jurídica", em razão do decreto já publicado.
 
Segundo a Abear, a mudança para o dia 14 de novembro causaria prejuízos as empresas aéreas do país. A estimativa da entidade era de que 42 mil voos poderiam ser afetados e pelo menos 3 milhões de passageiros seriam prejudicados.
 
Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer encurtou o período de duração do horário de verão (que começava em outubro). Ele atendeu ao pedido do Tribunal Superior Eleitoral, para que o início do horário de verão não coincidisse com a data das eleições.
 
O governo manteve como data final do horário de verão no terceiro domingo de fevereiro de 2019 (dia 17).
 
Na última segunda-feira (15), um problema com a operadora TIM causou confusão e fez muita gente acordar mais cedo. Isso porque os aparelhos celulares – em sua maioria Iphones – entraram no horário de verão de forma equivocada. Com isto, muitos acabaram despertando antes do previsto, achando que já era hora de partir para os compromissos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet