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Quinta-feira, 25 de abril de 2024

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Radares móveis começam a multar a partir de novembro; veja locais

Foto: Secom/VG

Radares móveis começam a multar a partir de novembro;  veja locais
A Prefeitura de Várzea Grande informou que a Guarda Municipal começará a partir do primeiro dia de novembro a instalação e utilização de radares móveis de velocidade nas avenidas da FEB, 31 de Março e Filinto Muller. Inicialmente um equipamento atenderá as três avenidas 24h/dia, e custará aos cofres públicos R$ 7,3 mil no estilo portátil/móvel.


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Foram realizados estudos que levaram em consideração as solicitações da população, o volume de veículos e de pedestres e a proximidade de polos de interesse público para a escolha do local da instalação do aparelho de fiscalização. Além de conter a violência no trânsito de Várzea Grande, a Guarda Municipal acredita que haverá maior segurança a condutores e pedestres da cidade.
 
Conforme o secretário da Defesa Social e Comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias, em todos os pontos onde serão instalados os radares, haverá placas e faixas orientativas, entre outros detalhes de sinalização conscientizando o motorista e condutores de motos sobre a presença do monitoramento móvel.
 
O secretário lembrou que a maior parte dos acidentes graves acontece devido ao excesso de velocidade. “Para quem olha as estatísticas, podem ver apenas números, mas para quem teve um parente ou amigo que foi vítima, um caso representa muito. É algo que não se esquece nunca, perder um ente querido por imprudência no trânsito”, afirmou.
 
“Aliado às ações de educação no trânsito e conscientização dos condutores em relação à necessidade de se respeitar as regras de trânsito, o radar é uma das medidas para reduzir acidentes. E as medidas surtirão efeito no lapso temporal. Acreditamos que com a conscientização junto à população haverá uma redução significativa no número de multas aplicadas pelo radar móvel, isso significará realmente que a conscientização do motorista em relação aos limites de velocidade estão sendo eficazes na cidade”, explica o comandante da GM.
 
De acordo com estudos internacionais, o risco de morte de um pedestre atingido por um veículo que transita a 30 km/h é de 5%. O índice sobe para 45% caso a velocidade do veículo seja de 50 km/h.
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