Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

direito

Lei de Botelho reduz para 50% jornada de trabalho a quem tem filho ou cônjuge deficiente

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Lei de Botelho reduz para 50% jornada de trabalho a quem tem filho ou cônjuge deficiente
Servidores públicos efetivos de Mato Grosso que têm cônjuge, filho ou dependente com deficiência passaram a ter direito à redução de 50% na jornada de trabalho, sem compensação de horário e sem prejuízo da remuneração. A iniciativa foi sancionada no último dia 02 de outubro, pelo governo do estado, através da Lei Complementar 607/2018, que acrescenta dispositivo à Lei Complementar 04/1990 e dá outras providências.


Leia mais
“Foi uma atitude de grandeza”, diz Botelho sobre pronunciamento de Taques após perder eleição

A lei foi publicada conforme o substitutivo apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), que ampliou o benefício para 50%. A Mensagem 51/2018, do Poder Executivo, previa 25% de redução na carga horária.

A medida atende aos inúmeros pedidos de servidores e associações, pois dará condições para que os pais ou responsáveis tenham condições de acompanhá-los nos cuidados do dia-a-dia. "A sanção dessa lei representa um grande ganho social para Mato Grosso, uma vez que, vai ajudar às famílias que têm portadores de necessidades especiais e precisam conciliar a jornada de trabalho para cuidá-los", avalia o presidente.

Conforme a lei, o substitutivo segue o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana e direitos de proteção à família, à criança, ao adolescente e à pessoa com deficiência. Dentre os critérios para obter o benefício estão: ser titular de cargo efetivo; comprovar a dependência socio educacional e econômica da pessoa com deficiência e não estar no exercício de cargo em comissão ou função gratificada.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet