Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

​R$ 800 milhões

TCU dá aval para concessão do Marechal Rondon e mais três aeroportos em MT

TCU dá aval para concessão do Marechal Rondon e mais três aeroportos em MT
O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira (24) a modalidade de concessões aeroportuárias dividida em blocos regionais, decisão que beneficia diretamente Mato Grosso. Os aeroportos Marechal Rondon, em Várzea Grande, e os regionais de Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop serão concessionados à iniciativa privada. O leilão deve ocorrer este ano e os aeroportos receberão investimentos na ordem de R$ 800 milhões.


Leia também:
Apesar de melhora, Aeroporto de Cuiabá volta a figurar entre os três últimos em ranking

“Este tipo de leilão é uma novidade no Brasil e representa uma forma moderna de gestão que assegura vultuosos investimentos em aeroportos superavitários e regionais. Com isso poderemos ter empresas com atuação internacional, que podem vir gerir aeroportos em nosso estado”, destacou o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte, que acompanhou em Brasília a votação.

Com a anuência do relator Bruno Dantas e demais ministros do TCU, o processo seguirá para a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) que deverá autorizar a publicação do edital para concessão.

A concessão em bloco dos aeroportos de Mato Grosso foi proposta pelo governador Pedro Taques e aceita pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

No bloco do Centro-Oeste, estão os aeroportos Marechal Rondon, em Várzea Grande e os regionais de Rondonópolis, Alta Floresta e Sinop. De acordo com a secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) essas unidades aeroportuárias têm aproximadamente 3,3 milhões de passageiros ao ano, sendo que 85% desse fluxo passa pelo aeroporto Marechal Rondon.

O julgamento no TCU, em Brasília, também foi acompanhado pelo senador por Mato Grosso, Cidinho Santos, mulheres representantes do grupo Pró-aeroporto, de Rondonópolis, representantes da Secretaria de Aviação Civil (SCA) e membros da Procuradoria Geral do Estado.

Em junho foi realizada uma audiência pública que possibilitou que a sociedade participasse com sugestões para aprimorar o edital encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Em todo o Brasil foram aprovadas as concessões de 12 aeroportos de todas as regiões do país. A expectativa é que haja 19,6 milhões de passageiros por ano, o que representa 9,5% do atual mercado nacional. Os contratos serão de 30 anos com possibilidade de renovação por mais cinco.

As informações são da Secretaria de Infraestrutura do Estado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet