Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

A favor da democracia

A dois dias de eleição, reitora da UFMT manifesta defesa da diversidade e direitos humanos

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Reitor Myrian Serra

Reitor Myrian Serra

A dois dias da eleição que definirá quem será o novo presidente da República, a Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) publicou um editorial no site oficial da instituição, manifestando a defesa de abertura à diversidade social, o acesso ao ensino superior à negros, indígenas, quilombolas, deficientes, além de repudiar qualquer forma de preconceito.


Leia também
Na véspera da eleição, seguidores de Bolsonaro fazem última carreata em Cuiabá


No texto, a reitora Myrian Serra diz que a instituição continuará defendendo firmemente a garantia da universidade pública, gratuita, autônoma, transparente, laica, pluralista, inclusiva, de gestão democrática e socialmente referenciada.

Sem citar o momento político e a polarização que o país vive, a Reitoria garante que seguirá com o compromisso de defender a democracia, os direitos humanos, e a luta pela revogação da Emenda Constitucional n° 95/2016, (PEC do Teto de Gastos).

Por fim, o editorial destaca que a UFMT defenderá a sociedade livre, justa, solidária, erradicando a pobreza e reduzindo as desigualdades, promovendo o bem de todos e repudiando qualquer forma de preconceito e discriminação.

Apesar de não falar diretamente da eleição do próximo dia 28, a Reitoria deixa claro o seu posicionamento por criticar a PEC do Teto de Gasto, na qual o candidato Jair Bolsonaro (PSL) votou a favor, além de repudiar o preconceito e a discriminação de classes, comportamentos que são atribuídos por opositores ao candidato do PSL. 

Veja abaixo a públicação:


A UFMT reafirma defesa da democracia e da universidade pública

Reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vem a público reafirmar a defesa da universidade pública como patrimônio do povo brasileiro.

A UFMT, assim como o conjunto das universidades federais, tem contribuído significativamente para a democratização da educação pública, formando cidadãos altamente qualificados por meio de produção científica, tecnológica e inovadora, indispensável para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país. 

Esta instituição seguirá defendendo firmemente a sua expansão e a garantia da universidade pública, gratuita, autônoma, transparente, laica, pluralista, inclusiva, de qualidade, de gestão democrática e socialmente referenciada. A universidade, alicerçada no tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, é ambiente de manifestação livre e responsável do pensamento, respeito à pluralidade de ideias, no qual é missão primeira formar academicamente para a edificação de um país justo, inclusivo e democrático.

Nas universidades, há um esforço coletivo de abertura à diversidade social, que vislumbra o acesso ao ensino superior por negros, pobres, indígenas, quilombolas, deficientes e outros segmentos populacionais histórica e economicamente vulneráveis. Neste sentindo, reiteramos o compromisso com:

- A defesa da Democracia, dos Direitos Humanos e da Universidade pública; do irrestrito respeito à Constituição Federal, a começar pelos princípios fundamentais (soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e pluralismo político);

- O respeito integral à autonomia das universidades; ao financiamento constante e permanente da pesquisa e desenvolvimento da ciência no ensino superior;

- A luta pela revogação da Emenda Constitucional nº 95/2016, que instituiu o novo regime fiscal que restringe verbas para a educação e a saúde;

- Uma sociedade livre, justa e solidária, erradicando a pobreza e reduzindo as desigualdades, promovendo o bem de todos e repudiando qualquer forma de preconceito e discriminação.

A Reitoria da UFMT 



Clique aqui para ver o texto no site da UFMT
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet