Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

reforço

Prefeitura dá prazo para que ambulantes deixem imediações do Shopping Estação

Foto: Rogério Florentino Pereira/OD

Ambulantes se instalam nas regiões movimentadas da capital.

Ambulantes se instalam nas regiões movimentadas da capital.

Após abertura do Shopping Estação, na Avenida Miguel Sutil, a Prefeitura de Cuiabá reforçou a fiscalização para combate de comerciantes que atuam de forma ilegal nas  proximidades e também nos principais pontos de concentração da Capital. 


De acordo com a Prefeitura, vendedores ambulantes, sejam eles de objetos ou até mesmo do ramo de alimentação, precisam de um Termo de Permissão de Uso (TPU) para atuarem de maneira legal. Conforme o Executivo, as ações de fiscalização têm como objeto combater à pirataria, concorrência desleal e a informalidade.
 
Leia mais: 
 Em dia de inauguração, ambulantes articulam ocupação de praças sem autorização da Prefeitura

Na manhã de terça-feira (30), servidores seguiram até a rua que fica na lateral da Miguel Sutil (rua Ramiro de Noronha) e informaram alguns comerciantes, que se instalaram há pouco mais de 100 dias, que eles têm até cinco dias para sair do local. No entanto, um novo ponto onde os vendedores possam continuar trabalhando não chegou a ser informado. 

Segundo o município, equipes realizam frequentemente ações de fiscalização para evitar o comércio ilegal pelas vias da Capital, especialmente na região Central. As ações são realizadas em conjunto pelas secretarias de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Ordem Pública e Mobilidade Urbana.

Durante os trabalhos, os ambulantes são orientados a abrirem um cadastro como Microempreendedores Individuais (MEI), para concorrerem a um boxe no Centro Comercial Popular de Cuiabá (CCPC). O espaço, mais conhecido como Shopping Orla, é apropriado à atividade e garante o seu desempenho de forma segura.
 
Durante a fiscalização, se não for comprovada a existência do Termo de Permissão de Uso (TPU), emitido pela Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, os comerciantes são notificados e as mercadorias apreendidas. Havendo resistência, desacato, ameaças ou contravenção penal, o responsável poder até mesmo ser encaminhado à delegacia.
 
As ações também têm como objetivo a desobstrução das calçadas, a visibilidade do comércio legal e o ordenamento dos espaços públicos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet