Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Educação

Colégio Maxi

Professora dá dicas de como se preparar para o Enem

Foto: Assessoria

Professora dá dicas de como se preparar para o Enem
No próximo domingo (4) acontece a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os ânimos estão se aflorando e os estudantes que passaram o ano todo calmos e se preparando para a prova começam a ficar nervosos. Por isso é momento de acomodar as ideias, organizar todo o conhecimento e montar estratégia para os dois domingos de prova. Referência quando o assunto é aprovação no Enem o colégio Maxi da dicas para ir bem nas provas.


Leia mais
Alunos do Colégio Maxi participam de palestra contra uso de drogas na adolescência

No resultado divulgado no início deste ano, o colégio Maxi teve mais de 110 alunos aprovados no Enem em diversas universidades federais do Brasil, sendo que mais de 50 saíram direto do Ensino Médio. Para Medicina, o curso mais concorrido pelo Sisu, 11 estudantes da escola garantiram suas vagas. Dentre eles, está Pedro Lucas de Souza Cunha que garantiu o 2º lugar em Medicina na UFMT com 810 pontos, além das gêmeas, Amanda e Juliana Amorim, que ficaram em 9º e 13º lugar, respectivamente.

Pensando neste momento de tensão, a professora de linguagens do Colégio Maxi, Ana Helena Paroli, elaborou algumas dicas para você se preparar para a prova que inicia neste domingo (4).
 
1 - Atente-se ao horário e local da prova
Neste domingo (4), entra em vigor o Horário Brasileiro de Verão e por isso a atenção deve ser redobrada para que não correr risco de perder a hora de entrada no local da prova. Acerte o relógio físico e preste atenção nos efeitos do relógio biológico. Observe bem no seu cartão onde é o local da prova, o ideal é fazer o caminho para saber onde fica, conhecer o caminho para não se perder.

2 - Faça a redação primeiro, mas não passe a limpo
Além da redação, neste primeiro dia do ENEM os participantes irão fazer provas das matérias como Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Ciências Humanas e Suas Tecnologias, por isso a nossa dica é para você começar pela redação, mas não passe a limpo, faça as outras questões e lá no final retorne e finalize o texto. Esse tempo de distanciamento do texto pode ajudar a identificar alguns equívocos para não cometer erros.

3 – Estude as características dos autores dos textos literários
Conhecer as características dos autores nos textos literários ajuda muito a encontrar respostas para interpretar melhor o texto, porquê dessa forma a sua resposta e o raciocínio será mais preciso e não precisará de muito tempo para responder as questões.

4 – Tirinhas e charges: preste atenção nas datas de publicação
As perguntas que trouxerem tirinhas, charges ou textos jornalísticos é muito importante prestar atenção no período em que foi produzido ou publicado, porque geralmente esses textos tem cunho social e muito contato com o que está acontecendo no momento, seja por crítica ou ironia da situação, então prestar atenção nesse detalhe facilita a interpretação. 

5 – Observe atentamente os enunciados das perguntas
Na prova de linguagens, preste atenção no enunciado das perguntas, porque muitas delas já fazem o recorte na questão e o texto aparece somente como apoio. Muitas vezes não é necessário a leitura completa do texto do enunciado, algumas questões sim exigem a leitura focada no texto para o entendimento da questão total, mas na maioria o texto é apenas apoio para a resposta. 

6 – O tema da redação está sempre ligada ao social
Pelo histórico dos temas das redações, a dissertação está sempre voltada para o lado social. É interessante pensar no texto uma forma que envolva o maior número de pessoas, com uma visão geral da situação e não específica. Se aparecer uma situação específica, como no ano anterior que foi sobre a inclusão na educação de pessoas com deficiência auditiva, o importante é se colocar no lugar do outro e traçar uma dissertação que abranja as pessoas que passam por essa realidade.

Agora é manter a calma, ter tranquilidade e foco. Procure se organizar durante a prova e pensar no que se quer para o futuro. O Enem para a maioria dos estudantes é o primeiro grande desafio da vida e por isso deve ser encarado com muita seriedade. Boa prova!
 
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet