Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Prazo de 1 dia

Líder sindical diz que Silval não atrasava RGA e que greve acontecerá caso Estado não sinalize pagamento

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Líder sindical diz que Silval não atrasava RGA e que greve acontecerá caso Estado não sinalize pagamento
Ainda sem saber quando irão receber o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA), referente ao ano de 2018, os servidores públicos do Estado marcaram de se reunir novamente e garantiram que uma greve geral vai acontecer no caso de o Governo não se manifestar claramente sobre quando as parcelas serão quitadas.


Leia mais
Servidores dão prazo de uma semana para governo pagar RGA antes de nova greve geral


A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicado dos Profissionais da Área Meio do Poder Executivo (Simpaig-MT), Edmundo Cesar Leite. O funcionário público também recordou que em governos anteriores como o de Silval Barbosa os atrasos não aconteciam e que uma greve será o único ‘remédio’ que a categoria tem para pressionar o Estado.

“O governo do Silval Barbosa não foi o supra-sumo, houve a entrada de muitos recursos externos e não teve problemas de atraso de pagamento. Ele pagava um terço de férias, as férias, décimo terceiro, tudo na data correta. O Pedro Taques até estava fazendo, mas teve problemas com os imbróglios das parcelas do RGA”, disse o servidor em entrevista ao Jornal do Meio dia, da TV Vila Real.

“Amanhã vamos retomar uma assembleia geral de todas as categorias que participam do Fórum Sindical, que foi aberta no dia 24 de setembro. Possivelmente, se não tiver nenhuma sinalização, infelizmente vamos usar o remédio que nós temos ainda, que é a paralisação”, garantiu.

Na última sexta-feira (9), o Governo iniciou o pagamento da folha salarial do mês de outubro pagando todos os aposentados e pensionistas. De acordo com a Secretaria de Fazenda (Sefaz), os funcionários da ativa estão sendo durante esta segunda (12).

A primeira parcela de RGA, que deveria cair junto com o salário, não está sendo paga devido ao veto do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Em nota divulgada pela Sefaz na semana passada, o Governo disse que pretende fazer o pagamento do benefício aos funcionários públicos e que aguarda apenas a decisão da Corte de contas.

O indicativo de greve partiu do Fórum Sindical após o secretário de Fazenda Rogério Gallo sinalizar que o governo não tinha condições de fazer o pagamento do RGA, o que para os servidores é uma falta de comunicação dentro do Palácio Paiaguas.

“Na última reunião que tivemos com o Governo com secretário Ciro, no final chegou uma informação de que a Sefaz tinha enviado um ofício ao TCE para postergar o julgamento do mérito desta cautelar. Isso causou estranheza até para o Ciro, que não sabia desta informação. Se está tendo duas informações contrárias ao mesmo tempo significa que está tendo algum problema de relacionamento no Governo Pedro Taques”, finalizou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet